RENTABILIDADE DE ALGUNS PRODUTOS DE UM SUPERMERCADO POR MEIO DO SISTEMA DE CUSTEIO ABC

Autores

  • Maria Aparecida Brasileiro
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos

Resumo

No sistema de custeio ABC no comércio, seria importante ampliar o conhecimento sobre esse assunto entre os gestores comerciais. Podendo auxiliar no direcionamento dos custos aos produtos de forma correta, usando como estratégia, de modo que amplie a rentabilidade nos negócios. O principal objetivo desta pesquisa é identificar por meio do sistema de custeio ABC, informações que possam auxiliar na tomada de decisão da empresa. A metodologia é um estudo empírico, de caráter exploratório, que visa proporcionar maior familiaridade com o problema realizado, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. O presente estudo identificou informações mais precisas dos gastos incorridos no supermercado pesquisado, no qual foi possível identificar resultados significativos. Alguns resultados foram a identificação das atividades mais relevantes e também as atividades que consomem mais recursos e as que possuem maior custo. A implantação do Custeio ABC, ocasiona uma investigação mais adequada com relação aos gastos alocados aos produtos, expondo detalhes que outros métodos não são capazes. Fornecendo aos gestores mais segurança e confiança na tomada de decisão.

Downloads

Publicado

28/09/2021