COMUNICAÇÃO INTERNA ALINHADA À CULTURA ORGANIZACIONAL COMO FATORES ESTRATÉGICOS DE GESTÃO

Autores

  • Marilda Sena Pereira Zuza
  • Marluce Aparecida de Souza

Resumo

É notório perceber que a comunicação interna está diretamente ligada ao alcance dos objetivos estratégicos de uma organização. Mesmo assim, a divulgação e o compartilhamento de informações continuam sendo, um dos grandes desafios no mundo corporativo. Assim, o objetivo deste estudo é fazer uma análise reflexiva sobre a os meios de comunicação interna de que dispõem a empresa ao seu receptor, bem como, identificar como a cultura organizacional interfaceia o processo comunicacional e fundamenta a construção da identidade organizacional. Para desenvolver este estudo, fez-se uma pesquisa bibliográfica em livros, produções científicas, documentos eletrônicos, e em paralelo utiliza-se dos resultados e análises de uma pesquisa de Comunicação Interna realizada em 2019, pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, cuja amostra contempla a participação de 159 empresas associadas à essa Associação. Destaca- se como resultados dessa pesquisa os avanços na área de comunicação interna, especialmente dos meios utilizados. Por fim, conclui-se que a comunicação interna é fundamental para a obtenção dos objetivos organizacionais, uma vez que ela atua como fator humanizador das relações de trabalho e consolida a imagem da organização com seus diferentes públicos.

Downloads

Publicado

22/08/2021