O ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Hernandes Correa de Oliveira
  • Marilda Sena Pereira Zuza

Resumo

As organizações despertam para a valorização do capital humano, predominando motivação e comprometimento. O endomarketing atua no reconhecimento dos colaboradores, bem como habilita-os para satisfazer o cliente externo, em prol de uma melhoria na qualidade do trabalho interno e nas vantagens competitivas perante o mercado atuante. O endomarketing é um processo que visa adequar a empresa ao entendimento do mercado, tornando-a mais competitiva a partir da integração de seus funcionários à estrutura organizacional. Neste artigo tem-se como objetivo visualizar a aplicabilidade do endomarketing e a sua eficácia organizacional. Para obter maiores conhecimentos sobre o tema realizou-se pesquisas bibliográficas e um estudo de caso em uma empresa situada em Monte Carmelo (MG). Para a coleta de dados elaborou-se um questionário com abordagens dirigidas aos seus colaboradores; especificamente, buscou-se conhecer o nível de concordância em relação a uma série de afirmações que a empresa em que trabalham dá para obter o comprometimento dos funcionários e melhor atender a seus consumidores. Os resultados obtidos confirmaram que o endomarketing proporciona uma comunicação e integração eficiente.

Downloads

Publicado

25/07/2021