ENDOMARKETING COMO FERRAMENTA COMPETITIVA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL

Autores

  • Kessia Lara Batista de Oliveira
  • Simone Teles da Silva Costa
  • Adriano Mendonça Rocha
  • Marcos Roberto Francisco Alves
  • Douglas Dias Braz
  • Rubens José da Silva

Resumo

A capacitação pessoal também conhecida como capital humano tornou-se um diferencial nas organizações. Então para se destacar no mercado é necessário investir cada vez mais no capital humano. Este artigo tem por objetivo avaliar o ambiente organizacional, analisar quais são as ferramentas do endomarketing e os fatores motivacionais dentro das organizações. A pesquisa foi executada de forma bibliográfica, descritiva e qualitativa. O endomarketing é o marketing interno que permite a organização ter uma visão diferenciada no ponto de vista do colaborador enquanto a motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos pessoais ou em grupo. Com base nas teorias analisadas é possível notar que a necessidade é uma das principais causas da motivação. Ela faz com que o colaborador trabalhe mais entusiasmado e confiante. A qualidade de vida no trabalho se preocupa com dois principais aspectos, o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional. Conclui-se, portanto, que as empresas devem investir na melhor forma de motivar seus colaboradores, proporcionando assim um maior desempenho e desenvolvimento para toda a organização.

Downloads

Publicado

25/07/2021