MARKETING DE RELACIONAMENTO PARA FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO VAREJO NA CIDADE DE MONTE CARMELO – MG.

Autores

  • Rodrigo Aparecido Santos Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Mayara Abadia Delfino Anjos

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso, realizado na empresa “Weslei Marques da Silva ME”, na cidade de Monte Carmelo – MG, sobre o processo do marketing de relacionamento, para a fidelização do cliente, onde foi analisado sobre este problema, e assim traçamos os objetivos bem como a metodologia usada na pesquisa, apontando o que poderia ser feito para que o resultado da empresa possa ser melhorado tanto neste aspecto, bem como nos demais que o mercado lhe obriga a mudar para que se possa sobreviver em um mundo cada vez mais competitivo. Nosso objetivo foi entender as dificuldades para se conseguir satisfazer um cliente, bem como ver a importância de haver um relacionamento entre consumidor e fornecedor, vermos as formas de como buscar esses relacionamentos, criar maneiras para fidelizar o cliente e como reconhecer isso como um dever da empresa. Desta forma, o trabalho foi concluído de modo a apresentar um caminho, uma solução para o devido problema o qual pode representar o sucesso da organização e sua sobrevivência em um mercado cada vez mais acirrado e exigente, onde o detalhe pode ser a chave para o sucesso ou fracasso. O estudo de caso realizado na empresa foi feito através de anotações, observações de tudo que era feito na empresa, de todas as ações, desde ao atendimento de fornecedor ou cliente, até o recebimento da mercadoria e sua entrega ao consumidor final, bem como também suas funções administrativas, seu planejamento de suas obrigações na loja além de ser proprietário; buscamos para melhor entendimento do assunto, informações sobre o assunto através de pesquisas em livros e artigos que falam sobre o problema e suas opiniões do caminho a seguir para que se chegue à melhor forma de resolver o problema em questão. No referencial teórico buscamos informações e conceitos sobre o marketing de relacionamento e tudo que levasse o melhor entendimento sobre o assunto; como satisfazer o cliente, como a empresa se relacionar com o cliente, como criar um vínculo entre organização e cliente, precisa se salientar também a grande importância da fidelização do cliente; onde o mesmo não compra apenas uma vez e vai para concorrência, mas sim volta para compra novamente e traz consigo novos clientes, pois ele fará a famosa propaganda de boca a boca, mostrando para seus próximos que a empresa tem credibilidade e oferece não apenas um produto, mas sim aquilo que todos querem, que um atendimento especial, uma atenção indescritível e que pode se confiar, pois ela não oferecera apenas o produto, mas sim aquilo que o consumidor procura e que lhe agrega valor e que é o diferencial nos dias atuais e que às vezes ficaram esquecidos por algumas organizações que é o atender com o coração, que é o vivenciar uma venda e não apenas ser apenas mais um “sistema”, mas sim fazer sentir o calor humano de atendimento. PALAVRAS-CHAVE: 1) Marketing; 2) Relacionamento; 3) Fidelização.

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Publicado

12/05/2018