EMPREENDEDORISMO FEMININO: UM ESTUDO NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Resumo
Compreende-se que o empreendedorismo é de suma importância para a economia como um todo, conforme (DORNELAS, 2005) as mudanças dos meios de produção e serviços deram ênfase para o surgimento do empreendedorismo em decorrência do avanço tecnológico e sua rapidez, no entanto a função do empreendedorismo envolve um processo de começar e instituir transformações no sistema organizacional e social, visto que as mulheres eram responsáveis por cuidar dos filhos e o marido, sendo ele quem trazia o sustento para casa. Contudo essa visão da mulher não se limita nesse aspecto, mas se dá em decorrência do fato de buscarem satisfação pessoal por meio da capacidade de saberem administrar com eficiência a sua casa e a empresa. Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), mostra que a mulher revela profissionalismo e identidade no meio empresarial, pois o Brasil aponta uma proporção de empreendedorismo feminino entre o total de empreendedores pesquisados de (49%), apresentando a quarta maior proporção, referente aos 54 países pesquisados (GEM, 2011). A revista Exame apresenta os dados em que mostram que a taxa de empreendedorismo feminino é a maioria nas quatro regiões brasileiras, só não ultrapassando a região Nordeste já que a participação dos homens ainda é maior, mas dos novos empreendedores as mulheres já estão com 49%. O empreendedorismo feminino se destaca devido ao seu crescimento, principalmente no estado de Minas Gerais. O presente trabalho tem como finalidade identificar o perfil das mulheres empreendedoras mineiras, analisando os desafios enfrentados por elas e o sucesso ao longo da trajetória do negócio. PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, Perfil Empreendedor, Mulheres do Estado de Minas Gerais.Downloads
Publicado
12/05/2018
Edição
Seção
Artigos