METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MONTE CARMELO
Resumo
Um dos desafios de ensinar Ciências é a forma de construir o conteúdo, deixando de lado o ensino tradicional, marcado por metodologias que priorizam a memorização e reprodução de conceitos. O presente trabalho objetiva identificar as metodologias utilizadas em uma escola da rede pública do município de Monte Carmelo/MG para o Ensino de Ciências. Além disso, busca enumerar de acordo com os docentes, os conteúdos que geram dificuldades de aprendizagem. A pesquisa tomou como inspiração metodológica a abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso. A coleta de informações ocorreu por meio da aplicação de um questionário. O trabalho reforça a necessidade dos professores de Ciências utilizarem metodologias variadas, contribuindo para que o processo de ensino-aprendizagem esteja pautado na interação para superação das dificuldades. A presente pesquisa não esgota a possibilidade de futuros estudos sobre as metodologias que são utilizadas para o Ensino de Ciências.
PALAVRAS-CHAVE: Docentes; Metodologias; Ensino de Ciências.