VIOLÊNCIA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO ESCOLAR: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
Resumo
A deficiência de profissionais capacitados no processo de mediação de conflitos em meio ao contexto escolar tem sido motivo, para que os números envolvendo violência dentro das escolas cresçam a cada dia em nosso país. Muitos são os projetos no papel, mas na prática a realidade é bem diferente. Pode-se afirmar que a presença de um profissional especializado em mediar conflitos “dentre os muros da escola” seria um dos caminhos mais adequados a se tomar para diminuir esses números. Faz se necessário que sejam realizados estudos sobre as relações sociais no contexto da escola pública, analisar como a escola lida com esse assunto e a partir das informações levantadas traçarem ações que atuem de forma eficazes. Frequentemente, pode-se perceber que existem escolas que não apresentam graves problemas relacionados à violência, mas em todas é necessária a implantação de um trabalho preventivo com os alunos para a busca de reflexão sobre como lidar com situações de conflito e expandirem suas ações que devem ir muito além do contexto escolar. O objetivo desse artigo é deixar claro que enquanto há instituições que lidam com dificuldades evidentes, há situações em que se pode agir preventivamente, buscando respostas e traçando ações para se chegar a uma forma de trabalho adequada.
Palavras Chave: Violência Escolar; Mediação de Conflitos; Escola sem Conflitos.