O PROCESSO DE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DOS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

Autores

  • Fernanda Fernandes Santos Rodrigues Fundação Carmelitana Mário Palmério
  • Denise Dias Alves Santos
  • Elaine Martins Sobrinho Araújo
  • Leandra Fernandes Rodrigues

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) é uma maneira pela qual o governo objetiva a valorização e reconhecimento dos cursos de licenciatura. O presente trabalho objetiva identificar aspectos relevantes na inserção do PIBID Biologia em uma escola da cidade de Monte Carmelo/ Minas Gerais, relacionando as atividades realizadas à formação dos licenciandos envolvidos. A pesquisa tem por base a abordagem qualitativa, consideramos esta investigação como Estudo de Caso. O levantamento de informações ocorreu no período compreendido entre fevereiro e outubro do ano de 2014 em momentos distintos, constituindo-se de observações e aplicação de um questionário. Foi possível identificar que o envolvimento nas atividades do PIBID possibilita que os alunos façam a relação teoria-prática, aspecto que pode ser percebido na diversidade de atividades desenvolvidas na escola campo. Por tratar-se de uma temática recente, o PIBID e seus desdobramentos carecem de outros estudos.

PALAVRAS-CHAVE: PIBID Biologia; Formação docente; Bolsistas.

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Publicado

29/03/2018