TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES
Resumo
O presente trabalho visa identificar as representações dos discentes do curso de Ciências Biológicas da Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP, Monte Carmelo/ Minas Gerais sobre o Trabalho Docente no momento de término do curso, bem como contribuir para a compreensão dos modos de aproximação e exercício da profissão docente. Para contemplar os desdobramentos de nosso trabalho, optamos por trabalhar com questionário. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários realizados com os discentes foram subdivididos em quatro categorias, retiradas do questionário: Escolha profissional e trajetória acadêmica; Saberes docentes; Trajetória profissional; Identidade. A pesquisa não esgota a possibilidade de estudos posteriores sobre a temática do Trabalho Docente. A relevância das representações do alunado das licenciaturas faz-se importante porque elas devem ser consideradas quando gestores e professores formadores desenvolvem o planejamento pedagógico e as atividades em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Representações Sociais; Discente; Formação de Professores.