O DIREITO AO ACESSO À EDUCAÇÃO - ACESSO E PERMANÊNCIA

Autores

  • Laiza Monique da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Wagner Silveira Rezende UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Resumo

RESUMO: Este artigo foi desenvolvido no âmbito da pesquisa que os autores estão desenvolvendo no Mestrado em Direito e Inovação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGD-UFJF). O trabalho aborda considerações sobre acesso à educação e a permanência do aluno na escola, trazendo discussões sobre os principais fatores que podem influenciar no acesso e permanência na escola, assim como foi realizada uma análise sobre algumas das políticas públicas desenvolvidas nesta área. A pesquisa foi desenvolvida baseando-se em referenciais teóricos sobre o direito à educação, sistema de ensino e gerações dos direitos, como Bobbio (2004), Boto (2005), Bourdieu e Passeron (1992) e Dubet (2004). Além do mais, baseou-se em informações disponibilizadas pelo Ministério da Educação em seu sítio eletrônico. Diante disso, por meio desta pesquisa, compreendeu-se que o direito à educação não se resume ao seu fornecimento, mas, também, à sua qualidade, bem como à observação das diferenças e particularidades de cada estudante. É fundamental que aspectos internos e externos à escolas sejam considerados na busca pela qualidade da educação fornecida ao aluno, fato este que é possível por meio do desenvolvimento de políticas públicas direcionadas.

 

Biografia do Autor

Wagner Silveira Rezende, UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Bacharel em Direito (2007), Licenciado (2009) e Bacharel (2010) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com Mestrado (2010) em Ciências Sociais pela UFJF. Doutor em Ciências Sociais (2014) e em Educação (2020) pela UFJF, tem experiência nas áreas de Avaliação Educacional, com ênfase na Educação Básica, Gestão Educacional, Teoria Social, Sociologia e Antropologia do Direito, Sociologia e Educação, Retórica e Argumentação. Atualmente, é Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFJF, responsável pela disciplina Sociologia do Direito, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFJF e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Diretor do CAEd/UFJF. Membro do grupo de pesquisas Direito, Argumentação e Inovação, da Faculdade de Direito da UFJF. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais - Reippe. Pesquisador associado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAEd/UFJF, com as linhas Direito e Educação e Avaliação Educacional.

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Publicado

27/04/2025