POR DENTRO DAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA ANÁLISE DO ENSINO/ APRENDIZAGEM

Autores

  • Maria Arlandia Arlandia Reis Silva Universidade de Pernambuco campus Petrolina
  • Raimunda Áurea Dias de sousa Áurea Dias de Sousa Universidade de Pernambuco campus Petrolina

Resumo

O ensino que é atribuído às escolas da cidade não pode ser o mesmo direcionado ao campo. Dentro desse entendimento, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o ensino/aprendizagem nas escolas do campo a partir da realidade dos sujeitos que vivem no espaço rural e se diferenciam daqueles que habitam o espaço urbano.  O atual modelo educacional implantado nas escolas do campo tem contribuído para a perpetuação do sistema do capital, que, ao cumprir suas exigências mediante a territorialização e monopolização da terra, expulsa os trabalhadores da condição de camponês, de sujeito do campo. Assim, é imprescindível o entendimento de uma educação como condição de autonomia e sobrevivência dos camponeses que só é possível dentro de um projeto agrário de reforma agrária para o campo.

Biografia do Autor

Maria Arlandia Arlandia Reis Silva, Universidade de Pernambuco campus Petrolina

Licenciada em Geografia pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Pesquisa desenvolvida na área de Agrária, com a temática Educação do Campo, intitulada como: A realidade camponesa e as escolas do campo: uma luta contínua. Atualmente, leciono como professora na rede estadual da educação básica no Estado da Bahia e componente do Centro de Estudos Agrários, e integrante do Grupo de pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco. Além, de ser aluna do mestrado Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina.

Raimunda Áurea Dias de sousa Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco campus Petrolina

É Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Adjunta da UPE/Campus Petrolina,professora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI), coordenadora do Grupo de Estudo: A política e a questão agrária, foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2/2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e é editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegocio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia e interdisciplinaridade. (aurea.souza@upe.br)

Downloads

Publicado

08/08/2017