EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: SENTIDOS, SIGNIFICADOS E DIMENSÕES DE SUAS TRAJETÓRIAS FORMATIVAS

Autores

  • Liamar Nunes Silveira Monteiro Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

Esse estudo focaliza ex-alunos do curso de Pedagogia, a partir da trajetória de um grupo de pedagogos, denominados egressos. Trata-se de uma investigação que teve como objetivo recuperar a trajetória histórica da formação de professores no âmbito do curso de Pedagogia em geral e, mais especificamente da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, no Brasil, no período de 2009 a 2013. Buscou, ainda, discutir os sentidos, significados e dimensões da formação inicial e da formação continuada de professores, bem como analisar os caminhos percorridos por eles. Optou-se por uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa e quantitativa. Os participantes foram escolhidos de forma aleatória, com critérios sem perfis definidos e respeito aos princípios éticos, através de questionário enviado por e-mail aos egressos. Como fonte de dados foram considerados as respostas obtidas de trinta participantes que devolveram o questionário enviado. Os resultados foram que a maioria atua como professores em instituições públicas da área da educação. Somente quinze pessoas concluíram Especialização, onze não concluíram Pós-graduação, três concluíram Mestrado e apenas um concluiu Doutorado. Na avaliação de itens motivação para cursarem Pós-graduação foram: preocupação com sala de aula; desejo de participar de um espaço de reflexão e estudo; busca de respostas a questões oriundas da prática educativa e necessidade de melhorar o currículo. A partir das análises, as considerações finais sintetizam o trabalho, visando à contribuição com outros pesquisadores sobre as possibilidades da formação continuada.

PALAVRAS-CHAVE: Formação Continuada – Pedagogia – Significado.

Downloads

Publicado

18/12/2016