AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ACESSO, UTILIZAÇÃO E APROVEITAMENTO ACADÊMICO ANALISADOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo UFU
  • Renata de Oliveira Souza Carmo FACE-UFU

Resumo

A partir dos dados levantados junto a uma instituição de ensino superior do Triângulo Mineiro que oferta cursos de graduação na modalidade de educação a distância, esta pesquisa teve por objetivo caracterizar o perfil dos acessos ao seu ambiente virtual de aprendizagem e analisar se a frequência desses acessos estaria relacionada ao aproveitamento dos seus alunos na primeira avaliação presencial da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do curso de licenciatura em Letras. Com base em estatísticas descritivas básicas levantadas a partir de uma amostra composta por 67 alunos, foi possível identificar informações referentes aos períodos do dia de maior acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, avaliar como a frequência dos acessos se comporta ao longo da semana, identificar o intervalo de dias sem acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, entre outras informações que poderiam ser úteis à tomada de decisões relacionada ao processo ensino-aprendizagem na educação a distância. Adicionalmente, mediante a aplicação da análise bivariada voltada para a comparação de médias (teste de Wicoxon-Mann-Whiteney), foi possível constatar que as médias de aproveitamentos dos alunos na primeira avaliação presencial do componente curricular analisado nesta investigação são estatisticamente iguais, independentemente da quantidade de vezes que o ambiente virtual de aprendizagem foi acessado por aqueles 67 alunos integrantes da amostra de pesquisa.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, UFU

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Exprofessor dos cursos presenciais de Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Uberaba-UNIUBE. Ex-professor e membro estruturante do curso de Ciências Contábeis à distância (EAD) da UNIUBE. Foi parecerista e roteirista de componentes curriculares para "Educação à Distãncia" da UNIUBE. Ex-professor da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro-FCETM e das Faculdades Associadas de Uberaba-FAZU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade, Normas e Práticas Contábeis, Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos.

Renata de Oliveira Souza Carmo, FACE-UFU

Mestranda em Educação, sob orientação da Profa. Dra. Aléxia Pádua Franco, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Língua e Literatura Inglesas pela Universidade Ribeirão Preto (2007). Graduada em Letras Português/ Inglês pela Universidade de Uberaba (2004). Atualmente é professora de língua portuguesa e língua inglesa, suas literaturas e sua metodologia de ensino. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas e Literatura. 

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Publicado

11/08/2016