Implicações da Formação Docente na Perspectiva Sociocultural: apontamentos e discussão
Resumo
: A construção do ensino-aprendizagem se desenvolve a partir da integração e interação com o meio social e cultural e em associação com as estruturas cognitivas do indivíduo. Sendo assim, este artigo discute sobre as implicações da formação docente e aborda a construção da didática pelo professor, para que o estudante, situado num ambiente histórico-cultural também construa e se aproprie desse conhecimento. Utilizou-se, como metodologia para este estudo, a abordagem qualitativa e análise por meio da revisão de literatura de 14 artigos científicos, apontando o que autores como Cruz; Marcel (2014), Moretti; Moura (2010), Costa (2007), Pachane; Pereira (2004), Brito (2004), Araujo (2002), Brito Filho; Oliveira; Castanho (2002), Santos (2001), Guariente; Berbel (2000), Morosini (2000), Rozendo et al. (1999), dentre outros, abordam sobre o tema. Como resultado, espera-se ponderar sobre a formação dos docentes no que tange a sua formação inicial e continuada, destacando o que diferencia o docente referência daqueles que enfatizam apenas a pesquisa e ainda, sobre as mudanças curriculares a cerca do processo de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
04/03/2016
Edição
Seção
Artigos