IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA PESQUISA CIENTÍFICA COM CRIANÇAS

Autores

  • MICHELE GUEDES BREDEL DE CASTRO DOUTORA EM EDUCAÇÃO UFF

Resumo

A inserção da criança na pesquisa científica não é nova, principalmente na condição de objeto a ser observado, medido, descrito, analisado e interpretado. Segundo Sarmento e Pinto (1997, p. 24-26)1, o estudo das realidades da infância a partir da própria criança é um campo de estudos emergente, que adota um conjunto de orientações metodológicas que tem como foco a escuta da voz das crianças. O presente texto aborda a proposta de se deslocar de uma pesquisa sobre as crianças para o caminho construído a partir da opção de se pesquisar com elas, apresentando assim as implicações teórico-metodológicas da investigação com crianças.

 

Biografia do Autor

MICHELE GUEDES BREDEL DE CASTRO, DOUTORA EM EDUCAÇÃO UFF

Atua  na  área  da  Educação  há  20  anos.  Graduou  em  Pedagogia  (1999),  fez  o  Curso  de Especialização  em  Arte  Educação  Infantil  (2000)  e  o  Mestrado  em  Educação  pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004). O curso de Doutorado em Educação fez na Universidade Federal Fluminense (2010). Atuou como coordenadora pedagógica do Curso Normal Superior por 3 anos e como docente no Ensino Superior na rede privada durante 6 anos. Foi Supervisora Pedagógica do  ensino  fundamental  e  médio  da  rede  estadual  de  educação  de  Minas  Gerais  por  11  anos. Desde  2012  é  orientadora  de  Trabalho  Final  do  Curso  de  Especialização  EAD  em PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-LANTE/UFF. Atuou como  professora  substituta/temporária  da  Universidade  Federal  de  Juiz  de  Fora/MG  no  ano  de 2012.  É  professora  efetiva  da  rede  municipal  de  Juiz  de  Fora  desde  1996.  Também  foi professora  pesquisadora  I  -  UAB  -  da  disciplina  Estágio  e  Análise  da  Prática  Pedagógica  I  do curso  de  Licenciatura  em  Química  à  Distância  da  UFJF.  Participou  de  vários  eventos  em  todo país, tendo apresentado trabalho em alguns. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na  contextualização  da  produção  científica,  tecnológica  e  artístico-cultural  são:  Educação, Formação de Professores, Projetos educativos, Educação Infantil, Infância, Criança, Direitos das Crianças,  Participação  Infantil,  Processos  de  ensino-aprendizagem,  Políticas  Públicas  para  a Infância, Ensino Fundamental de 9 anos, EAD.

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Publicado

22/03/2016