Pronunciamento técnico CPC:29: um estudo sobre sua aplicação em empresas de capital aberto do setor sucroalcooleiro listadas na BMF&Bovespa no ano de 2010

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo FACIC - UFU Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia
  • Izabela Cadelca Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Victor Hugo de Souza Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Mônica Aparecida Ferreira Universidade de Uberaba - UNIUBE

Resumo

No uso das suas atribuições, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, doravante denominado apenas de CPC, instituiu o Pronunciamento Técnico CPC 29 “Ativo Biológico e Produto Agrícola”, cuja correlação com as normas internacionais de contabilidade refere-se à IAS 41. Diante da emissão de um Pronunciamento Técnico voltado para o tratamento contábil e as divulgações relacionados aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas, aliada à relevância do setor sucroalcooleiro para todo o agronegócio brasileiro, a presente pesquisa teve por objetivo identificar quais das empresas listadas na BMF&BOVESPA, integrantes setor de consumo não cíclico, que atuaram no segmento de açúcar e álcool no ano de 2010,  já fizeram a aplicação do Pronunciamento Técnico CPC 29 e quais os reflexos oriundos desta aplicação nos respectivos. Ao término deste estudo, caracterizado como empírico-descritivo, foi possível constatar que, para o ano base 2010, apenas duas das quatro empresas analisadas adotaram e aplicaram o Pronunciamento Técnico CPC 29 no  ano base 2010. Sendo que, ambas além de atenderem o que foi estabelecido pelo Pronunciamento CPC 29, identificaram uma evolução patrimonial positiva oriunda desta aplicação.

Palavras-chave: Pronunciamentos técnicos. Ativos biológicos. Produtos agrícolas.

 

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, FACIC - UFU Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU.

Izabela Cadelca, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade de Uberaba - UNIUBE

Victor Hugo de Souza, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mônica Aparecida Ferreira, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Graduada em Ciências Contábeis e Professora da UNIUBE - Universidade de Uberaba - UNIUBE

Downloads

Publicado

10/01/2012