GESTÃO E TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ESTUDO NO SENAI MÁRIO ABDALA (ARAGUARI/MG)

Autores

  • Jonalvo Absair Lopes
  • Dinorá de Fátima Gonçalves Moraes
  • Daniel Antônio Coelho Silva

Resumo

O presente artigo analisa as interfaces entre as práticas de gestão e o trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como estudo de caso a unidade do SENAI "Mário Abdala", em Araguari / MG. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso documental, baseado na análise de relatórios institucionais, diretrizes pedagógicas e referenciais teóricos sobre gestão educacional e trabalho docente. Os resultados evidenciam tensões significativas entre as exigências administrativas e a autonomia pedagógica, refletindo os desafios de integrar efetivamente as práticas de ensino às metas institucionais. Identificam-se, ainda, lacunas na formação continuada com ênfase pedagógica, embora os documentos analisados apontem avanços consistentes na qualificação técnica e no alinhamento com o setor produtivo. Conclui-se que a construção de políticas de gestão mais dialógicas, associadas à valorização da dimensão pedagógica do trabalho docente e à mediação crítica entre teoria e prática, constitui caminho fundamental para fortalecer a qualidade social da formação ofertada na EPT.

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Publicado

27/11/2025

Edição

Seção

Artigos