FORMAÇÃO E IDENTIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XXI
Resumo
Este artigo analisa os processos de formação e construção identitária dos docentes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enfocando os desafios pedagógicos impostos pelas transformações do mundo do trabalho no século XXI. A investigação, de natureza qualitativa, configura-se como um estudo teórico-documental, ancorado na análise bibliográfica de autores de referência como Tardif, Nóvoa, Freire e Pimenta, e na análise de documentos institucionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (2019; 2023). Os resultados evidenciam que a identidade do docente da EPT é multidimensional, tensionada entre o saber técnico e o saber pedagógico e profundamente influenciada pelas condições de trabalho e políticas de gestão institucional. Conclui-se que a consolidação de uma identidade profissional crítica, reflexiva e autônoma depende da implementação de políticas de formação continuada integradas que superem a visão meramente instrumental e valorizem o docente como intelectual e mediador fundamental entre a escola e o mundo produtivo.