AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM EM PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA
Resumo
Este estudo relaciona a teoria construtivista de Jean Piaget com a aplicação das Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs) nos processos de aprendizagem e de ensino. O objetivo é compreender como as interações, mediadas pelas TEDs, podem potencializar a construção do conhecimento, alinhando-se a princípios do construtivismo. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica de obras de autores renomados, como Piaget, Moran, Kenski e Valente, que discutem o papel das tecnologias no contexto educacional e fundamentam teoricamente esse esforço. Os resultados destacam que as TEDs podem promover uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, desafiando os alunos a assumirem um papel ativo no processo de construção do conhecimento e, por extensão, no processo de aprendizagem. A pesquisa conclui que a integração eficaz das TEDs no ensino construtivista requer investimentos em infraestrutura, formação continuada e políticas públicas inclusivas, a fim de garantir processo de aprendizagem significativo e uma educação equitativa e inovadora.