AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM EM PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA

Autores

Resumo

Este estudo relaciona a teoria construtivista de Jean Piaget com a aplicação das Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs) nos processos de aprendizagem e de ensino. O objetivo é compreender como as interações, mediadas pelas TEDs, podem potencializar a construção do conhecimento, alinhando-se a princípios do construtivismo. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica de obras de autores renomados, como Piaget, Moran, Kenski e Valente, que discutem o papel das tecnologias no contexto educacional e fundamentam teoricamente esse esforço. Os resultados destacam que as TEDs podem promover uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, desafiando os alunos a assumirem um papel ativo no processo de construção do conhecimento e, por extensão, no processo de aprendizagem. A pesquisa conclui que a integração eficaz das TEDs no ensino construtivista requer investimentos em infraestrutura, formação continuada e políticas públicas inclusivas, a fim de garantir processo de aprendizagem significativo e uma educação equitativa e inovadora. 

Biografia do Autor

Ademilson Marques de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Natural do Estado do ES. É Doutorando em Informática na Educação da UFRGS (2024). Mestrado em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2023). Especialização em Filosofia e Psicanálise pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019). Psicanalista Clínico pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica (2020). Especialização em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2018) Especialização em Gestão Educacional (2012). Graduação em História pelo Centro Universitário Claretiano (2016). Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (2011). É servidor público há 16 anos. Trabalhou no Crefito-2 (2008 a 2010). Prefeitura de Serra, ES (2011 a 2012). Instituto de Pesos e Medidas do ES (2012 a 2017). Atualmente é Professor Coordenador na Rede Pública Municipal de Educação de Vila Velha, ES, Brasil.

Fernando Becker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É graduado em Filosofia Licenciatura - Faculdades Anchieta (1971), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1984). É professor titular (1995) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, atua no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, desenvolvendo atividades de Ensino e Orientação de Doutorado.

José Valdeni de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Ceará (1978), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado em Informática pela Université Joseph Fourier (antiga Université Scientifique et Medicale) - Grenoble I (1990). Atualmente tem o vínculo de Professor Convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e está credenciado como Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e orientação. Professor Titular Aposentado da UFRGS.

Downloads

Publicado

28/10/2025

Edição

Seção

Artigos