FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE INFLEXÃO NORMATIVA: O CASO DA UFRGS FRENTE A RESOLUÇÃO CNE/CP No 02/2019
Resumo
A formação de professores ocupa lugar central nas políticas educacionais brasileiras, articulando-se à garantia do direito à educação e à consolidação de uma escola pública de qualidade socialmente referenciada. Nesse contexto, marcado por disputas entre concepções críticas e perspectivas tecnicistas, este artigo tem como objetivo compreender os sentidos e implicações atribuídos à formação de professores, tomando como referência central a Resolução CNE/CP 02/2019 no contexto de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com base em análise documental e na técnica de análise de conteúdo, foram definidas as categorias analíticas de racionalidade formativa, articulação entre teoria e prática, concepção de educação e diversidade. Os resultados evidenciam que a Resolução de 2019 reforça uma racionalidade técnica, alinhada à lógica das competências da BNCC; fragiliza a articulação teoria-prática, esvaziando a dimensão de práxis educativa; e silencia sobre a diversidade, ao excluir direitos humanos, inclusão e relações étnico-raciais como eixos estruturantes da formação docente. Conclui-se que a disputa em torno da formação de professores reflete embates mais amplos sobre os projetos de sociedade e de educação, destacando o papel estratégico da universidade pública como espaço de resistência e afirmação da qualidade social da educação.