FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE INFLEXÃO NORMATIVA: O CASO DA UFRGS FRENTE A RESOLUÇÃO CNE/CP No 02/2019

Autores

  • Dilmar Luiz Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS http://orcid.org/0000-0001-8507-6538

Resumo

A formação de professores ocupa lugar central nas políticas educacionais brasileiras, articulando-se à garantia do direito à educação e à consolidação de uma escola pública de qualidade socialmente referenciada. Nesse contexto, marcado por disputas entre concepções críticas e perspectivas tecnicistas, este artigo tem como objetivo compreender os sentidos e implicações atribuídos à formação de professores, tomando como referência central a Resolução CNE/CP 02/2019 no contexto de cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com base em análise documental e na técnica de análise de conteúdo, foram definidas as categorias analíticas de racionalidade formativa, articulação entre teoria e prática, concepção de educação e diversidade. Os resultados evidenciam que a Resolução de 2019 reforça uma racionalidade técnica, alinhada à lógica das competências da BNCC; fragiliza a articulação teoria-prática, esvaziando a dimensão de práxis educativa; e silencia sobre a diversidade, ao excluir direitos humanos, inclusão e relações étnico-raciais como eixos estruturantes da formação docente. Conclui-se que a disputa em torno da formação de professores reflete embates mais amplos sobre os projetos de sociedade e de educação, destacando o papel estratégico da universidade pública como espaço de resistência e afirmação da qualidade social da educação.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor do Departamento de Estudos Especializados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEE/UFRGS); Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Desenvolve pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior, Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional.

Downloads

Publicado

07/10/2025

Edição

Seção

Artigos