A LÓGICA DAS COMPETÊNCIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FRENTE ÀS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – RESOLUÇÃO CNE/CP No. 04/2024
Resumo
O objetivo do artigo é apresentar alguns resultados parciais de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, que se encontra em andamento, cujo objeto é a lógica das competências nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de educação. As questões norteadoras da investigação são: quais competências são requeridas aos profissionais da educação? É possível o desenvolvimento de todas elas na formação inicial? A partir da indissociabilidade entre formação e trabalho, questiona-se: as condições de trabalho asseguram o desenvolvimento de todas as dimensões estabelecidas na formação inicial? Com base na constatação de que a formação no curso é voltada para a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, além da possibilidade de atuação na gestão, como se situa a problemática da formação frente à diversidade de campos de conhecimento considerando o fato de que a atuação no ensino fundamental geralmente é unidocente? Para refletir sobre estas e outras questões, parte-se das discussões acerca da formação docente propostas por Oliveira (2010); das discussões sobre as Diretrizes Curriculares e sobre as bases da formação do Pedagogo apresentadas por Franco (2002); Scheibe (2002) e dos desafios da formação interdisciplinar e integradora realizadas por Pimenta et al. (2017); e de algumas questões abordadas por Maletta; Santos (2021) e das discussões sobre competência por Santos (2003). Pela complexidade de conceituação da competência profissional docente no campo educacional e pela carga social, histórica, política e cultural que engloba, a temática é muito discutida em função da sua pertinência para a formação de professores.