RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL AMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Jéssica Aline Lucas Fundação Carmelitana Mário Palmério (Unifucamp)
  • Cassius Klay Silva Santos Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Vanessa Ramos da Silva Faculdade Uniessa
  • José Tarocco Filho Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de um levantamento cujo objetivo foi verificar a opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em relação à utilidade e o impacto para o meio acadêmico da evidenciação contábil ambiental no momento da tomada de decisão, assumindo a postura de diferentes tipos de usuários. Utilizando uma metodologia descritiva, foi utilizada a pesquisa survey, foram aplicados questionários com cenários distintos entre aquisição de um produto por um consumidor e investimento em determinado produto de empresa que apresenta evidenciação contábil ambiental. Os respondentes foram estudantes de três fases distintas do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no Alto Paranaíba. Em uma amostragem composta por 71 alunos das turmas do quinto, sétimo e oitavo período da IES, a primeira etapa do questionário demonstrou a qualificação socioeconômica da amostra pesquisada. Na segunda etapa, verificou-se a percepção dos alunos acerca das demonstrações contábeis apresentadas, constatando que embora os estudantes apresentem conhecimento mediano na área contábil e já terem visto aulas sobre a evidenciação contábil ambiental, tal discernimento no assunto não exerceu influência no ato da aquisição e investimento no produto apresentado. Percebeu-se, que a amostragem selecionada não considerou relevante a evidenciação contábil para sua tomada de decisão, tanto para aquisição de produto, quanto para investimento. Entretanto, a mesma amostragem se mostrou, quase em sua totalidade, preocupada com as consequências de suas escolhas para as gerações futuras. Com o propósito de contribuir para futuras pesquisas e ao próprio tema discutido, em decorrência dos resultados alcançados, recomenda-se um estudo comparativo entre diferentes tipos de público como, por exemplo, contadores consumidores, diversificando a ferramenta de coleta de dados.

Biografia do Autor

Jéssica Aline Lucas, Fundação Carmelitana Mário Palmério (Unifucamp)

Graduada em Ciências Contábeis

Cassius Klay Silva Santos, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Vanessa Ramos da Silva, Faculdade Uniessa

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora no Curso de Ciências Contábeis na Faculdade Uniessa

José Tarocco Filho, Fundação Carmelitana Mário Palmério

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor de ciências contábeis da Fundação Carmelitana Mário Palmério (Unifucamp). E-mail: jtarocco@hotmail.com

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Publicado

05/08/2025

Edição

Seção

Artigos