RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL AMBIENTAL: A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este estudo apresenta os resultados de um levantamento cujo objetivo foi verificar a opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior em relação à utilidade e o impacto para o meio acadêmico da evidenciação contábil ambiental no momento da tomada de decisão, assumindo a postura de diferentes tipos de usuários. Utilizando uma metodologia descritiva, foi utilizada a pesquisa survey, foram aplicados questionários com cenários distintos entre aquisição de um produto por um consumidor e investimento em determinado produto de empresa que apresenta evidenciação contábil ambiental. Os respondentes foram estudantes de três fases distintas do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no Alto Paranaíba. Em uma amostragem composta por 71 alunos das turmas do quinto, sétimo e oitavo período da IES, a primeira etapa do questionário demonstrou a qualificação socioeconômica da amostra pesquisada. Na segunda etapa, verificou-se a percepção dos alunos acerca das demonstrações contábeis apresentadas, constatando que embora os estudantes apresentem conhecimento mediano na área contábil e já terem visto aulas sobre a evidenciação contábil ambiental, tal discernimento no assunto não exerceu influência no ato da aquisição e investimento no produto apresentado. Percebeu-se, que a amostragem selecionada não considerou relevante a evidenciação contábil para sua tomada de decisão, tanto para aquisição de produto, quanto para investimento. Entretanto, a mesma amostragem se mostrou, quase em sua totalidade, preocupada com as consequências de suas escolhas para as gerações futuras. Com o propósito de contribuir para futuras pesquisas e ao próprio tema discutido, em decorrência dos resultados alcançados, recomenda-se um estudo comparativo entre diferentes tipos de público como, por exemplo, contadores consumidores, diversificando a ferramenta de coleta de dados.