PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

Resumo

Neste artigo, o objetivo foi analisar as pesquisas acadêmicas recentes em educação para compreender, a partir das reflexões instauradas, como está ocorrendo a formação (inicial e continuada) de professores, no que se refere a incorporação da interculturalidade e da interdisciplinaridade em conjunturas educacionais de pensamento decolonial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica, a respeito das práticas formativas nos contextos de formação e de atuação docentes tratadas à luz da análise categorial de conteúdo.  O aporte teórico é norteado pelas investigações realizadas por Marli André, Bernadete Gatti, Lee Shulman, António Nóvoa, Maria do Céu Roldão, Marcelo Garcia, Francisco Imbernón e Graça Mizukami, entre outras/os com o intuito de compreender o teor do debate nestes referenciais, bem como as demandas emergentes no/do cotidiano escolar para efetivação de justiça social e construção de saberes a partir da interação da diversidade cultural com a comunidade escolar. Concluiu-se que as práticas efetivadas no cotidiano escolar apontam avanços importantes relacionados aos direitos sociais conscritos na Constituição Federal Brasileira promulgada em 1988 diante dos desafios educacionais prementes que exigem atenção.  

Biografia do Autor

Paulo César Marques Andrade Santos, Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina

Professor Livre-Docente da Universidade de Pernambuco, pós-doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Docteur en Sciences de lÉducation, com menção très honorable pela Université Lyon II - França, mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) e pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UNEB. Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Dom Pedro II e bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente, é professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (UPE/PPGFPPI), onde coordena a linha de Políticas Educacionais, Formação Docente e Práxis Pedagógica, e leciona Currículo, Formação Docente e Práticas Pedagógicas e Estado e Políticas Públicas Educacionais. No Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Escolar e não Escolar no Sertão Pernambucano (GEPESPE), coordena o grupo de estudos em Avaliação e Gestão Escolar (AGE). No pleno de Pedagogia do campus de Petrolina (PE), leciona as disciplinas de Currículo e Contemporaneidade, Avaliação da Aprendizagem, Gestão e Coordenação Escolar e Estágio Supervisionado.

Raphael Campos Cusati, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor e Mestre em Agroquímica (área de atuação Química Orgânica) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Bacharel e Licenciado em Química pela mesma Instituição. É licenciado em Pedagogia pela Unifran e possui pós-graduação em Psicopedagogia, Educação à Distância, Supervisão e Orientação Educacional e Gestão Escolar pela Universidade Cruzeiro do Sul e também pós-graduação em Coaching Educacional, Inspeção Escolar e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faveni. Possui capacitação em Administração e Supervisão Escolar pela Faveni. Atualmente é professor do Colégio Anglo em Viçosa, do Colégio, Pré-Vestibular e Pré-Pism Losango em Ubá, do Colégio, Pré-Vestibular e Pré-Coluni Calçadão Bernoulli em Viçosa, da Faculdade de Viçosa (FDV) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Downloads

Publicado

05/08/2025

Edição

Seção

Artigos