PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: REFLEXÕES SOBRE INTERCULTURALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES
Resumo
Neste artigo, o objetivo foi analisar as pesquisas acadêmicas recentes em educação para compreender, a partir das reflexões instauradas, como está ocorrendo a formação (inicial e continuada) de professores, no que se refere a incorporação da interculturalidade e da interdisciplinaridade em conjunturas educacionais de pensamento decolonial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base em revisão bibliográfica, a respeito das práticas formativas nos contextos de formação e de atuação docentes tratadas à luz da análise categorial de conteúdo. O aporte teórico é norteado pelas investigações realizadas por Marli André, Bernadete Gatti, Lee Shulman, António Nóvoa, Maria do Céu Roldão, Marcelo Garcia, Francisco Imbernón e Graça Mizukami, entre outras/os com o intuito de compreender o teor do debate nestes referenciais, bem como as demandas emergentes no/do cotidiano escolar para efetivação de justiça social e construção de saberes a partir da interação da diversidade cultural com a comunidade escolar. Concluiu-se que as práticas efetivadas no cotidiano escolar apontam avanços importantes relacionados aos direitos sociais conscritos na Constituição Federal Brasileira promulgada em 1988 diante dos desafios educacionais prementes que exigem atenção.