PRÁTICAS DE PSICÓLOGAS(OS) ESCOLARES NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS PUBLICADAS A PARTIR DA LEI N° 13.935/2019

Autores

  • Luísa Marcondes Santos Monteiro UFSJ
  • Celso Francisco Tondin

Resumo

A implementação da Lei n° 13.935/2019, que dispõe sobre os serviços de Psicologia e Serviço Social na educação básica pública, intensificou o debate sobre a atuação em Psicologia Escolar. Este artigo tem como objetivo analisar informações sobre as práticas das(os) psicólogas(os) escolares em redes públicas de educação básica veiculadas em produções científicas publicadas a partir de 2019. Por meio de revisão integrativa de literatura foram selecionados 19 artigos, analisados em duas etapas: a primeira, quanto às características gerais dos textos: localização da instituição da(o) primeira(o) autora(r), localização da sede do periódico, ano de publicação do artigo, referenciais teóricos do artigo, objetivo e tipo da pesquisa; e a segunda, quanto às práticas de psicólogas(os) escolares, agrupadas, a partir da análise de conteúdo, em quatro categorias: intervenções com estudantes, intervenções com famílias, intervenções com equipes pedagógicas, e atuação política. Destacam-se práticas críticas que priorizam ações coletivas, que promovem o protagonismo estudantil e a construção de vínculos com a comunidade escolar; bem como ações de formação continuada com equipes pedagógicas. Intervenções com famílias foram menos frequentes, e nessas devem ser usadas estratégias dialógicas e inclusivas. Como dimensão política, são necessários conhecimento sobre as políticas públicas educacionais e articulação com a gestão escolar para garantir a efetividade e continuidade das ações. A revisão evidencia a importância da produção acadêmica se aproximar do cotidiano de trabalho, de modo a abordar práticas exitosas que orientem a prática de profissionais psi, contribuindo para a práxis da Psicologia Escolar nessa nova etapa histórica.

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Publicado

26/08/2025

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Artigos