A EDUCAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DE THEODOR W. ADORNO (1903-1969)

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a teoria de Theodor Adorno sobre a educação, com ênfase no seu debate acerca da educação contra a barbárie. A metodologia adotada se refere a pesquisa bibliográfica e documental. A análise se apoia no estudo do contexto histórico em que Adorno desenvolveu suas ideias, marcado pela ascensão do fascismo e pela crescente mercantilização da cultura e da vida como um todo. Os resultados indicam que a educação pode contribuir para superar a barbárie, pois possui o potencial de formar indivíduos críticos capazes de resistir às forças alienadoras do capitalismo. Mesmo em um contexto dominado pela lógica mercantil, o processo educacional permanece como um meio de impedir o retorno de Auschwitz.

Biografia do Autor

Daniel Longhini Vicençoni, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2018), Mestrado (2021) e Doutorado (2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Realizou o Estágio Pós-doutoral em Filosofia na UNIOESTE (PPGFIL), campus Toledo. Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM) e do Grupo CRISIS (UNIOESTE).

Alana de Oliveira Barbosa, Universidade Estadual de Maringá

lana de Oliveira Barbosa cursa Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com pesquisa em andamento (Modalidade: Doutorado Sandwich no Exterior - PDSE/CAPES) em Ciências da Educação, na especialidade de História da Educação, na Universidade de Évora/Portugal) no CICP - Centro de Investigação em Ciência Política. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UEMS Campus-Paranaíba (financiamento CAPES), Especialista em Revoluções e Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá-UEM Campus- Maringá. Licenciada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS- Campus- Nova Andradina; Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação e do Ensino de Leitura e Escrita - GEPHEELE. Membro do GEPHEB (Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira) e GEPEGEDI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade). Experiência em pesquisa na área de Educação, com ênfase em História da Educação, concentrando seus trabalhos de pesquisa em torno dos seguintes eixos: educação e cultura, memória, religião e educação.

Jhonatan Diogenes de Oliveira Alves, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá, graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá (Unicesumar); Especialista em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras FACEL; Especialista em Tradução e Interpretação de LIBRAS pela Faculdade São Fidelis (FSF) e Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e Especialista em Metodologias Ativas pela Univali. Atualmente trabalha como Professor-tutor dos cursos de Graduação EaD da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), como professor da Faculdade UMFG de Cianorte-Pr e em contratações como Professor Conteudista em cursos de graduação e pós-graduação na modalidade EaD

Downloads

Publicado

06/08/2025

Edição

Seção

Artigos