A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA BIOECOLÓGICA DE URIE BRONFENBRENNER PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Daniela Laender Caldeira
  • Alia Maria Barrios González

Resumo

O objetivo do presente texto é discorrer sobre a importância e contribuições do Modelo
Bioecológico de Urie Bronfenbrenner para a educação, apresentando suas principais ideias
teóricas. Para a consecução do objetivo pautado, iniciamos apresentando brevemente o percurso
histórico da psicologia do desenvolvimento humano, focando principalmente na teoria
bioecológica de Urie Bronfenbrenner. Tomando como referência teorias importantes dessa área
da Psicologia, o modelo bioecológico enfatiza o papel fundamental e a inter-relação das
variáveis cognitivas, afetivas, biológicas e sociais que afetam o desenvolvimento da pessoa ao
longo da vida. Considera, também, o contexto sócio-histórico e os diversos ambientes nos quais
a pessoa em desenvolvimento está inserida. Diante disso, as autoras buscaram levantar as
contribuições da teoria bioecológica para a educação, bem como apontar situações que possam
auxiliar os educadores a entenderem o desenvolvimento humano das crianças e adolescentes. O
artigo contribui para a área educacional por meio do entendimento de que o estudante é um ser
em desenvolvimento inserido em tipos diferentes de sistemas e se relaciona com o aprendizado
de formas diferentes também, dessa maneira é importante que todo educador entenda sobre o
desenvolvimento humano. As reflexões aqui registradas não esgotam o tema, mas permitem
concluir que o modelo bioecológico pode apoiar a construção de propostas de ensino mais
significativas e dialógicas, assim como melhorar as relações do processo de ensino-aprendizado.
A teoria bioecológica também se mostra profícua para a pesquisa na área educativa e para a
construção de políticas públicas.

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Publicado

19/05/2025

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Artigos