A CARTOGRAFIA ESCOLAR NA FORMAÇÃO CRÍTICA DE ESTUDANTES: APLICAÇÃO DO GOOGLE EARTH E MAPS.

Autores

  • Patrícia Borges Silveira

Resumo

A cartografia escolar tem um papel importante no ensino de Geografia ao atuar como ferramenta pedagógica que favorece a leitura, a interpretação e a representação do espaço geográfico. De acordo com autores como Passini (2006) e Castellar (2011), compreende-se que o ensino da cartografia contribui para o desenvolvimento de competências espaciais, como orientação, escala, proporção e localização, fundamentais para o pensamento geográfico e o raciocínio espacial dos estudantes. Ao serem inseridos em práticas que envolvem diferentes formas de representação, como os croquis, as plantas, as maquetes e os mapas digitais, os alunos são estimulados à observação e análise crítica do espaço vivido. Como ferramentas de apoio, têm-se as tecnologias digitais, como Google Earth, Google Maps, SIGs e aplicativos de geolocalização, que permitem a aproximação dos conteúdos cartográficos da realidade dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico, interativo e contextualizado. Dessa forma, a presente pesquisa, realizada com uma turma do Ensino Médio em uma escola particular no município de Monte Carmelo (MG), buscou analisar como o uso da cartografia digital pode favorecer a compreensão, análise e reflexão do espaço geográfico. Os resultados demonstraram bom êxito da proposta, evidenciando que a cartografia escolar contribui significativamente para a formação de sujeitos críticos, conscientes e capazes de interagir de forma positiva com o território que habitam.

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Publicado

19/05/2025

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Artigos