USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: O ESTUDO DE CASO DA ESCOLA PARQUE PRESIDENTE VARGAS EM FORTALEZA/CEARÁ

Autores

Resumo

O avanço tecnológico transformou profundamente as relações sociais, econômicas e políticas, impactando também a educação ao redefinir a interação entre alunos e professores e modificar os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, este estudo investiga o papel das Tecnologias Digitais no ensino de Geografia na educação básica, com ênfase na Escola Parque Presidente Vargas, em Fortaleza/CE. Propõe-se a superação das metodologias tradicionais por meio da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e das geotecnologias, com o objetivo de potencializar a aprendizagem e aproximar os conteúdos curriculares da realidade cotidiana dos estudantes. O objetivo geral consiste em avaliar o impacto dessas tecnologias no ensino de Geografia, analisando sua influência na motivação e na compreensão discente. Especificamente, busca-se: analisar a viabilidade da utilização de ferramentas digitais no contexto escolar; examinar a percepção dos discentes sobre o uso das TICs em sala de aula; e identificar desafios e benefícios associados à sua implementação. A metodologia adotada incluiu a aplicação do Google Earth como ferramenta pedagógica, analisando sua contribuição para a assimilação de conceitos geográficos e o engajamento dos alunos. Os resultados indicam que as TICs favorecem uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada, estimulando a participação discente. Entretanto, desafios como a ausência de acesso à internet e a falta de notebooks foram observados. Conclui-se que, embora as TICs apresentem elevado potencial pedagógico, sua efetividade depende de planejamento didático estruturado e investimentos em infraestrutura para assegurar uma implementação equitativa e inclusiva.

Biografia do Autor

Alef da Silva Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) na Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao Laboratório de Geologia e Geomorfologia Costeira e Oceânica (LGCO). Historiador – Registro Profissional Nº 191/CE. Licenciado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Agente de Pesquisa e Mapeamento – Setor de Base Territorial (SBT) da Superintendência Estadual do Ceará (SES/CE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maria Eduarda Vasconcelos da Cunha, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará (2024) e especializada em Marketing Digital e Storytelling para plataformas digitais. Possui experiência em pesquisas na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Cultural, e desenvolve estudos interdisciplinares sobre Cultura, Arte, Geografia Cultural e História Cultural. Tem como temas de interesse a análise das dinâmicas culturais geográficas e históricas, com foco na integração de abordagens teóricas e metodológicas às ferramentas contemporâneas de comunicação digital.

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Publicado

07/10/2025

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Artigos