QUEM NÃO É VISTO, DEVE SER LEMBRADO, SIM! MOTIVAÇÃO DA EVASÃO NOS CURSOS DE GESTÃO EM UMA INSTITUIÇÃO ENSINO SUPERIOR PÚBLICA

Autores

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil enfrentam o desafio contínuo de reduzir os índices de evasão, um fenômeno que compromete a ocupação de vagas e gera repercussões significativas para a comunidade acadêmica, o ambiente universitário e a sociedade em geral.
A evasão representa uma problemática complexa, cujas causas são multifatoriais e frequentemente vinculadas a aspectos econômicos, sociais e pessoais. Esse fenômeno impacta diretamente a eficiência institucional e a formação de capital humano qualificado, essenciais ao desenvolvimento social e econômico. Diante desse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os principais fatores associados à evasão de acadêmicos dos cursos de
Administração, Ciências Contábeis e Economia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada em Dourados, Mato Grosso do Sul. Esta pesquisa descritiva e exploratória abrangeu estudantes que interromperam seus estudos entre 2014 e 2022. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado enviado a um universo de 1.104 ex-alunos, dos quais 127 responderam, constituindo uma amostra representativa para
análise. Os resultados indicam que os principais fatores de evasão estão relacionados a condições externas à universidade, tais como extensas jornadas de trabalho, responsabilidades familiares e problemas de saúde, os quais representam barreiras significativas à continuidade e conclusão dos estudos. Estes achados contribuem para um melhor entendimento das dinâmicas de evasão e apontam para a necessidade de políticas institucionais mais robustas
que visem mitigar os fatores externos e promover a retenção discente.

Biografia do Autor

Francielli de Oliveira Pereira Pontes, UFGD

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Grande Dourados(2013). Atualmente é Técnico de Laboratório/Área: Administração da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Administração. Mestranda em Administração Pública 

Jane Corrêa Alves Mendonça

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Adm. de Cachoeiro de Itapemirim (1996) Bacharel. Licenciada em Matemática pela UNIÃO DAS FACULDADES CLARETIANAS DE SÃO PAULO (1999) Licenciatura, Mestre em Administração pela Fead-Minas (2004) Estratégia e Doutora em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP - (2015) Marketing e Operações. Professora Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Docente na área de Administração: Logística, Processos Gerenciais e Produtivos, Teoria da Administração e Teoria Organizacional Docente. Coordenadora e Professora dos Cursos de Graduação e Pós- Graduação EaD (Inicio 2015). Docente do Mestrado Profissional em Administração Pública (Inicio 2015) Gestão Organizacional. Desenvolve pesquisa em Logística - Logística Reversa - Sustentabilidade - Gestão da Cadeia de Suprimentos. Projetos de Extensão, Pesquisa e Ensino. Coordenadora do Projeto Rondon 2018. Atua como avaliadora do MEC. Atuou como Vice Diretora da Faculdade de Administração Ciências Contábeis e Economia FACE/UFGD 2017-2021 Cargo Administrativo . Diretora da Faculdade de Administração Ciências Contábeis e Economia no período de 2021-2025. Atualmente Coordenadora do Curso de Administração da FACE/UFGD - Secretaria Executiva do Ecossistema de Inovação de Dourados 2023-2024 e Coordenadora do Ecossistema de Inovação 2025-2027. Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade da FACE/UFGD 2025-2027. Membro do Núcleo de Cooperação Socioambiental da Itaipu - Região Sudeste do MS- Email: janemendonca@ufgd.edu.br

Narciso Bastos Gomes, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Coordenador do curso de Administração da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no período de 02/2017 a 02/2019 e reeleito para o período de 02/2019 a 02/2021. Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho- SP (UNINOVE); Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Graduado em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba- SP (UNIMEP) é Professor Adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados. Especialista em Administração de Recursos Humanos, Especialista em metodologia do Ensino superior, Especialista em Gestão de Negócios. É Presidente da Comissão de Ética da Universidade Federal da Grande Dourados. É membro do Banco de Avaliadores - BASIs junto ao MEC/INEP, para avaliações de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso, credenciamento e recredenciamento de IES, Autorização de curso. É membro da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal da Grande Dourados. É membro do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro da Universidade Federal da Grande Dourados. É Professor em cursos de Graduação e Pós Graduação Lato Sensu. Tem larga experiência em gestão de pessoas em empresas de grande porte do ramo sucroalcooleiro. Atuou e atua coordenador de Curso de Administração em instituição de ensino superior privado e público. Atuou em curso de graduação bacharelado, curso de graduação em tecnologia presencial e a distância. É professor orientador de estágio curricular supervisionado, orientador de Trabalho de Graduação (TCC) em curso presencial e a distância em cursos de Graduação e Pós Graduação. É membro do Núcleo estruturante do curso de Administração da UFGD. Foi Delegado do Conselho Regional de Administração do Mato Grosso do Sul. É Avaliador Ad Hoc em Projeto de Extensão Universitária junto a Universidade do Estado de Mato Grosso. É Professor Pareceria a Técnico junto a Revista Sodebrás, Avaliador Ad Hoc junto ao GESPET - Encontro de Gestão Social do PET da Universidade Federal Rural do Semi-Árido- Mossoró, RN. É membro de Comissão de Avaliação de Estágio Probatório de Docentes na Universidade Federal da Grande Dourados. Foi Presidente de Comissão Própria de Avaliação. Atua como mediador em apresentação de trabalhos científicos. Atua como membro de bancas examinadoras em trabalho de graduação e pós graduação. Atua como membro de comissão avaliadora de concurso para docentes. Atuou como Coordenador de Projeto Empresa Júnior. Atua como membro de bancas de concursos públicos para docentes. É pesquisador e extensionistas nas linhas de pesquisa de Inovação organizacional.

Nelson Tsuji Junior, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Mestre em Administração Pública pela UFGD (2023). Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2014). Técnico em Assuntos Educacionais da UFGD.

Marcos Souza de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Pós-doutorado e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), MBA em Controladoria e graduação em Administração. Tenho interesse nas áreas de aquicultura, bioeconomia, sustentabilidade, Avaliação do Ciclo de Vida, administração financeira, controladoria e agronegócios. 

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Publicado

05/06/2025

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Artigos