(RE)INVENTANDO SABERES: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO E O SER DOCENTE

Autores

  • Edson Geraldo Santos UNIUBE https://orcid.org/0009-0009-8957-5110
  • Thaisa Aparecida de Paula Rodrigues Alves Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Bortolo Valfré Baiôcco Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Hudson Helliton Gomes Lima Universidade de Uberaba - UNIUBE
  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba - UNIUBE

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a formação e o desenvolvimento profissional docente, suas tendências e desafios na contemporaneidade, com base em uma revisão bibliográfica de autores clássicos e contemporâneos da área. A investigação aborda diferentes concepções de formação, saberes e conhecimentos docentes, examinando os desafios presentes na formação inicial e continuada de professores, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Fundamentado em autores como Nóvoa, Tardif, Schön, Freire, Shulman, Fiorentini e Marcelo Garcia, o estudo destaca a importância da formação continuada, da reflexão sobre a prática docente e da construção de saberes a partir da experiência e da interação com a comunidade escolar, como alicerces para a consolidação de uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Edson Geraldo Santos, UNIUBE

Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (Bolsista pela CAPES)
Gradução em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI
Especialização em Prática Previdenciária e Trabalhista pelo Complexo Educacional Renato Saraiva - CERS
Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI
Especialização em Gestão Ambiental pela União Educacional de Minas Gerais - UNIMINAS 

Thaisa Aparecida de Paula Rodrigues Alves, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (Bolsista pela CAPES)
Especialização em Inspeção Escolar pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJ
Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba - CESUB.

Bortolo Valfré Baiôcco, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (Bolsita pela CAPES)
Especialista em Geografia do Brasil pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ
Graduação em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga - FUNIP 
Licenciatura em Geografia pela Faculdade de Ciências Aplicadas Sagrado Coração - Unilinhares

Hudson Helliton Gomes Lima, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (Bolsista pelo programa Trilhas do Futuro - Governo de Minas Gerais)
Graduação em Ciências Biológicas/Biologia pelo Centro Universitário do Triângulo - UNITRI
Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade FAVENORT

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba - UNIUBE

Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP  Licenciatura em Matemática pelas Faculdades Integradas Santo Tomas de Aquino - FISTA
Professora titular da Universidade de Uberaba - UNIUBE, na graduação e na pós-graduação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado ), integrando as Linhas de Pesquisa "Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem" e do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação, na Linha de Pesquisa "Práticas docentes na educação básica". 

Downloads

Publicado

28/05/2025

Edição

Seção

Artigos