MÃE E PROFESSORA: O FEMININO E OS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA DOCÊNCIA
Resumo
O presente estudo traz a temática em gênero no contexto escolar por meio da problematização do espaço que o feminino ocupou e vem ocupando em relação à atuação docente. Também discute por meio da contextualização da história da educação das mulheres de que forma estas transitaram do ambiente doméstico às salas de aula, passando inicialmente pelo magistério e, consequentemente, vindo a ocupar outras esferas laborais em nossa sociedade ao longo dos anos. Um terceiro aspecto apresentado aqui diz respeito ao lugar da maternidade no universo do feminino, especialmente àquele referente às mulheres que são mães e também professoras. Cientificamente, este trabalho apoia-se em um viés metodológico de caráter bibliográfico e enriquecido com os estudos de pesquisadores da área de gênero, docência e história da educação, tais como Gerda Lerner, Cláudia Pereira Vianna, Zeila de Brito Fabri Dermartini e Fátima Ferreira Antunes. Buscando ainda oferecer um bom entendimento sobre o tema, este artigo se organiza em quatro seções, nas quais inicialmente observamos uma breve apresentação sobre as expectativas da atuação e do papel docente, posteriormente temos um enfoque na história da educação das mulheres brasileiras revelando suas lutas e conquistas até ao magistério, seguida da análise da maternidade e docência enquanto campo dicotômico quando consideramos os aspectos do educar e do criar desde sua possível gênese até o século XXI e, então, por último apresentamos uma crítica sobre o assunto, no intuito de possibilitar reflexões pessoais de pesquisadores e amantes do campo de gênero e docência, bem como de incentivar demais produções textuais ou mesmo mudanças nesta seara.