FLEXIBILIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR DE PEQUENO PORTE: APONTAMENTOS LEGAIS, CONCEITUAIS E ORIENTADORES À PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Resumo
A inclusão escolar é para além das políticas públicas, e, partindo disso, a presente pesquisa aborda a importância das flexibilizações curriculares na educação básica e os seus reflexos nas práticas pedagógicas referentes ao processo de inclusão de estudantes com Deficiências. A grande inscrição de estudantes na Educação Inclusiva tem demandado modificações nas políticas públicas e na estrutura curricular, exigindo contemporização para tornar as unidades escolares em ambientes também inclusivos. O objetivo é analisar a adaptação ou “Flexibilização Curricular”nas práticas pedagógicas para o acesso e aprendizagem de estudantes/as, público-alvo da Educação Especial, a partir de análises de documentos norteadores da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que os documentos nacionais e internacionais, reconhecem a importância da Educação Inclusiva e promove a adaptação e flexibilização das práticas pedagógicas e curriculares para atender aos estudantes com deficiências e que a “Flexibilização Curricular”não se trata apenas de adaptar conteúdos, mas de criar um ambiente educacional sensível às necessidades emocionais, cognitivas e sociais dos estudantes. A colaboração entre professores da sala de aula regular, profissionais do AEE – Atendimento Educacional Especializado, estudantes e comunidade é destacada como fundamental para uma Educação Inclusiva eficaz. Por fim, a pesquisa possibilitou entender que à “Flexibilização Curricular”– “ Adaptação Curricular” atuam como facilitadoras do processo de inclusão são vistas como um compromisso com a equidade, diversidade e construção de um ambiente educacional democrático e significativo para todos os estudantes.