FLEXIBILIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO CURRICULAR DE PEQUENO PORTE: APONTAMENTOS LEGAIS, CONCEITUAIS E ORIENTADORES À PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia - Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Silvânia Santos Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A inclusão escolar é para além das políticas públicas, e, partindo disso, a presente pesquisa aborda a importância das flexibilizações curriculares na educação básica e os seus reflexos nas práticas pedagógicas referentes ao processo de inclusão de estudantes com Deficiências. A grande inscrição de estudantes na Educação Inclusiva tem demandado modificações nas políticas públicas e na estrutura curricular, exigindo contemporização para tornar as unidades escolares em ambientes também inclusivos. O objetivo é analisar a adaptação ou “Flexibilização Curricular”nas práticas pedagógicas para o acesso e aprendizagem de estudantes/as, público-alvo da Educação Especial, a partir de análises de documentos norteadores da educação inclusiva. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se que os documentos nacionais e internacionais, reconhecem a importância da Educação Inclusiva e promove a adaptação e flexibilização das práticas pedagógicas e curriculares para atender aos estudantes com deficiências e que a “Flexibilização Curricular”não se trata apenas de adaptar conteúdos, mas de criar um ambiente educacional sensível às necessidades emocionais, cognitivas e sociais dos estudantes. A colaboração entre professores da sala de aula regular, profissionais do AEE – Atendimento Educacional Especializado, estudantes e comunidade é destacada como fundamental para uma Educação Inclusiva eficaz. Por fim, a pesquisa possibilitou entender que à “Flexibilização Curricular”– “ Adaptação Curricular” atuam como facilitadoras do processo de inclusão são vistas como um compromisso com a equidade, diversidade e construção de um ambiente educacional democrático e significativo para todos os estudantes.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Pessoa física Anderson Oramisio Santos Monitorar nome Remover informações Editar Processando...× Atualizar Lattes Compartilhar

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Silvânia Santos Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar. Docente da rede privada e pública de Uberlândia

Downloads

Publicado

03/08/2025

Edição

Seção

Artigos