METODOLOGIAS ATIVAS E LUDICIDADE UTILIZADAS COMO FERRAMENTAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
Resumo
Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) constituem um grande problema de saúde pública mundial, devido às perdas econômicas e sociais, impactando a Saúde Única, e o consumo de alimentos inseguros representa ameaças à saúde e coloca em risco a vida de todos. É fundamental conscientizar desde a infância os consumidores sobre o consumo de alimentos seguros para prevenir as DTA. O uso da ludicidade e de metodologias ativas facilitam o ensino-aprendizagem e estimulam a criatividade. Assim, este trabalho teve por objetivo relatar a promoção da educação em saúde sobre DTA para alunos do ensino fundamental utilizando metodologias ativas de ensino e ludicidade. Foram realizadas atividades de educação em saúde com alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, utilizando palestra, teste cego de lavagem de mãos, gincana e entrega de materiais educativos lúdico-ilustrativos. Por meio das atividades, foi possível ensinar noções básicas sobre DTA, higienização de mãos, a diferença entre alimentos contaminados e deteriorados, a importância de higienizar corretamente frutas e verduras, cozinhar bem e guardar os alimentos na geladeira, e checar a presença dos selos de inspeção na embalagem de produtos de origem animal. Apesar das atividades propostas indicarem melhora do conhecimento dos alunos na entrevista realizada antes e depois, nota-se que ainda há desconhecimento sobre DTA e sobre a importância de comprar produtos de origem animal inspecionados. Portanto, o uso de metodologias ativas e ludicidade no ensino-aprendizagem podem ser utilizadas como ferramentas para realizar a educação em saúde, auxiliando na promoção e prevenção de doenças. A educação em saúde nas escolas é essencial para a formação de adultos conscientes e prevenção de doenças.