AS CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM SUA BUSCA DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
Resumo
Algumas tecnologias digitais que foram postuladas no início do desenvolvimento computacional não puderam ser tão bem exploradas dada as limitações da época tanto de hardware quanto de software. Este é o caso da Realidade Aumentada, conceito que consiste em sobrepor elementos digitais e sensoriais no mundo real ampliando a experiência do usuário. Diante disso, este trabalho buscou por meio de uma pesquisa quali-quantitativa investigar o uso da Realidade Aumentada utilizada como recurso de apoio pedagógico e como ela pode favorecer o ensino. A disciplina de História foi o conteúdo utilizado para esse estudo, pois ela cumpre um papel relevante de emancipação do indivíduo, colaborando para a sua compreensão do mundo que o cerca, inclusive a nova realidade tecnológica, e também o formando para exercer sua cidadania. Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que se deu no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica, desenvolvida no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, que procurou contribuir para a formação integral do estudante, que é proposta pela instituição.