APRENDIZAGENS A PARTIR DAS VOZES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi o de compreender os aprendizados que podem ser obtidos com jovens estudantes do ensino médio sobre sua relação com a educação escolar. Quanto à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. A base de dados utilizada foi o Portal de Periódicos
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com os seguintes descritores: “juventude” + “voz” + “escola”, sendo incluídos os textos de fontes site oficial, sem recorte temporal e em língua portuguesa. Foram selecionados 25 artigos para serem analisados. A análise do conteúdo dos artigos seguiu a metodologia proposto por
Bardin (2016), com a categorização para a análise. Ao analisar o conteudo dos artigos os mesmos foram a agrupados em três categorias: Jovens e juventudes; Educação escolar e A voz das juventudes. Como resultados obteve-se em cada categoria uma riqueza de reflexões, das quais salienta-se que não se trata de somente ouvir a voz das juventudes, mas encorajá-los a reverberarem sua voz em todos os aspectos, sejam eles sociais, culturais e políticos. Os/as jovens enfatizam também, a importância de currículos atualizados e um ambiente escolar que valorize seus anseios e necessidades. Essa visão reflete o desejo por um sistema educacional conectado às suas realidades e expectativas para o futuro.