APRENDIZAGENS A PARTIR DAS VOZES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi o de compreender os aprendizados que podem ser obtidos com jovens estudantes do ensino médio sobre sua relação com a educação escolar. Quanto à metodologia trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. A base de dados utilizada foi o Portal de Periódicos
da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com os seguintes descritores: “juventude” + “voz” + “escola”, sendo incluídos os textos de fontes site oficial, sem recorte temporal e em língua portuguesa. Foram selecionados 25 artigos para serem analisados. A análise do conteúdo dos artigos seguiu a metodologia proposto por
Bardin (2016), com a categorização para a análise. Ao analisar o conteudo dos artigos os mesmos foram a agrupados em três categorias: Jovens e juventudes; Educação escolar e A voz das juventudes. Como resultados obteve-se em cada categoria uma riqueza de reflexões, das quais salienta-se que não se trata de somente ouvir a voz das juventudes, mas encorajá-los a reverberarem sua voz em todos os aspectos, sejam eles sociais, culturais e políticos. Os/as jovens enfatizam também, a importância de currículos atualizados e um ambiente escolar que valorize seus anseios e necessidades. Essa visão reflete o desejo por um sistema educacional conectado às suas realidades e expectativas para o futuro.

Biografia do Autor

Eloisa Terezinha Baptista de Souza, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FUNDAÇÃO DAS ESCOLAS UNIDAS DO PLANALTO CATARINENSE (1994) e graduação em PEDAGOGIA pela FUNDAÇÃO DAS ESCOLAS UNIDAS DO PLANALTO CATARINENSE (1993). Atualmente é administradora escolar - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina e especialista em assuntos educacionais - admin - Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Paulo Freire e educação.

Valéria Oliveira de Vasconcelos, Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC

Licenciada em Educação Física (1984) e em Pedagogia (2021). Mestre em Educação Especial (1996) pela Universidade Federal de São Carlos com bolsa CNPq (UFSCar). Doutorado em co-tutela com a Universidade de Salamanca (2002).Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/2011) e pela UFSCar (2016). Pesquisadora do Grupo Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar-CNPq) desde 1998. Vice coordenadora do grupo Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL-CNPq/UNIPLAC). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) na qual foi titular do Comitê Científico do GT 6 - Educação Popular (2018-2019), vice coordenadora (2020-2021) e coordenadora (biênio 2022-2023). Atualmente é Ad Hoc do mesmo GT. Membro do Grupo de Trabalho "Educación Popular y pedagogías críticas" (CLACSO) e do GT Educación y cultura (Uruguay). Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação, formação de professores/as, educação ambiental e cultura. 

Downloads

Publicado

04/09/2025

Edição

Seção

Artigos