A TRAJETÓRIA DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DAS REFORMAS EDUCACIONAIS

Autores

Resumo

Este artigo analisa a trajetória do Ensino Médio no Brasil, destacando as principais reformas e políticas educacionais que moldaram sua configuração nas últimas décadas. O objetivo é evidenciar as tensões entre projetos educacionais voltados para a formação integral, crítica e emancipadora e aqueles que subordinam a educação às demandas do mercado de trabalho. Os resultados da análise revelam que, apesar dos avanços legislativos e das tentativas de democratização do acesso, o Ensino Médio brasileiro ainda enfrenta desafios significativos, como a evasão escolar, a distorção idade-série e a desigualdade de oportunidades educacionais. A recente reforma do Ensino Médio exemplifica essas contradições ao flexibilizar o currículo e ampliar a influência de interesses privados na definição das diretrizes educacionais. Conclui-se que o fortalecimento do Ensino Médio requer políticas públicas que promovam a equidade, a qualidade da educação e a formação crítica e cidadã, em consonância com os princípios democráticos e o direito à educação de qualidade para todos.

Biografia do Autor

Josiane Tarcilia Oliveira Garcia, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia, docente da rede pública municipal de Ituiutaba.

Lorraine Gomes Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia, docente da rede pública municipal de Ituiutaba.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é docente pesquisadora do Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Trabalha com as disciplinas: Currículo, Planejamento Educacional, Prática Educativa e Estágio Supervisionado e Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas - GEPPOPE. Desenvolve pesquisas em Políticas Educacionais com ênfase nos seguintes temas: Ensino Médio, Práticas Educativas, Formação/Trabalho Docente e Currículo.

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Licenciatura da UFTM bem como atividades de extensão e pesquisa com foco nos seguintes temas: História da Educação, Cultura e Educação e Políticas Educacionais voltadas para o trabalho docente, reconhecendo o caráter essencialmente histórico dos processos que envolvem a temática.

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Publicado

13/02/2025

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Artigos