GESTÃO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR MATEMÁTICA EM ESCOLAS DO CAMPO
Resumo
O presente estudo, é um recorte de uma pesquisa mais ampla, a qual teve como objetivo evidenciar os resultados de teses e dissertações que usam a resolução de problemas para o ensino de matemática em escolas do Campo. Nesse texto, nossa intenção foi a de compreender como era realizada a gestão dos problemas para ensinar matemática em escolas do Campo. Este estudo caracteriza-se por uma abordagem de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico, seguindo a tipologia estado do conhecimento, como um estudo interpretativo de trabalhos desenvolvidas em Programas de Pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2002 a 2023. Essas produções foram localizadas no Catálogo ou Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A fim de analisar os trabalhos selecionados, nomeamos três aspectos (1) potencialidades do problema, (2) inserção do problema em sala de aula e, (3) papel do professor quando usam problemas para ensinar matemática. Esperamos que este estudo possa incentivar e contribuir para futuras pesquisas que versem sobre a resolução de problemas em que discutem o ensino de matemática em escolas do Campo, em que abarcam a formação inicial de professores e, também, estudos que contemplem professores em exercício nessas escolas.