TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS NO BLENDED LEARNING DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA
Resumo
Ao abordar uma modalidade de ensino atual e crescente, esta investigação científica de caráter exploratório buscou conhecer como alunos e professor percebem a contribuição do sistema de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada-Aprendizado Eletrônico (TIDIA-Ae) para o processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina ministrada na modalidade blended learning no curso pós-graduação stricto sensu da Universidade de São Paulo da cidade de Pirassununga-SP. Para tanto, inicialmente, implementou-se o processo de reamostragem de bootstrap para a composição da amostra de pesquisa, que contou com os dados referentes a cinquenta observações sobre os onze fatores analisados nesta pesquisa. Para o processo de análise de dados foram utilizadas estatísticas descritivas, teste de normalidade de Shapiro-Wilk, o teste não paramétrico de Wilcoxon e análise de correlação. Entre outros achados, foi possível observar que os alunos consideram a contribuição do TIDIA-Ae significativamente útil para o processo de ensino e aprendizagem. Pôde-se constatar também que os alunos e o professor integrantes da amostra deste estudo concordam em três dos onze parâmetros analisados comparativamente, e, ao final, chegou-se à conclusão que as três características pessoais dos alunos integrantes da amostra desta pesquisa (sexo, idade e experiência anterior com o uso do TIDIA-Ae) não apresentaram correlação significativa com grande parte dos fatores analisados neste estudo.