TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZADAS NO BLENDED LEARNING DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA

Autores

Resumo

Ao abordar uma modalidade de ensino atual e crescente, esta investigação científica de caráter exploratório buscou conhecer como alunos e professor percebem a contribuição do sistema de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada-Aprendizado Eletrônico (TIDIA-Ae) para o processo de ensino e aprendizagem de uma disciplina ministrada na modalidade blended learning no curso pós-graduação stricto sensu da Universidade de São Paulo da cidade de Pirassununga-SP. Para tanto, inicialmente, implementou-se o processo de reamostragem de bootstrap para a composição da amostra de pesquisa, que contou com os  dados referentes a cinquenta observações sobre os onze fatores analisados nesta pesquisa. Para o processo de análise de dados foram utilizadas estatísticas descritivas, teste de normalidade de Shapiro-Wilk, o teste não paramétrico de Wilcoxon e análise de correlação. Entre outros achados, foi possível observar que os alunos consideram a contribuição do TIDIA-Ae significativamente útil para o processo de ensino e aprendizagem. Pôde-se constatar também que os alunos e o professor integrantes da amostra deste estudo concordam em três dos onze parâmetros analisados comparativamente, e, ao final, chegou-se à conclusão que as três características pessoais dos alunos integrantes da amostra desta pesquisa (sexo, idade e experiência anterior com o uso do TIDIA-Ae) não apresentaram correlação significativa com grande parte dos fatores analisados neste estudo.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). Especialização em Ciência de Dados e Big Data Analytics (2024). Especialização em Data Mining (2024). Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Python (2023). MBA em Controladoria e Finanças (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Uberaba-MG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED-UFU (2018). Possui licenciatura em Letras Português-Inglês e Pedagogia. Atua como professora de língua portuguesa e língua inglesa, suas literaturas e suas metodologias de ensino na Universidade de Uberaba e na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Uberaba-MG. 

Fernando de Lima Caneppele, USP/FZEA e UNESP/FCA.

Doutor em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA (2011) e pós-doutorado pela UNESP (2018). Atua como professor  responsável  por disciplinas e orientador de mestrado e doutorado junto aos Programas de Pós-graduação em Agronomia - Energia na Agricultura e Agronomia -  Irrigação e Drenagem na Faculdade de Ciências  Agronômicas - UNESP/FCA. Atua como professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de  Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP/FZEA).

Márcia Fernandes Pinheiro de Ávila

Graduação em Direito. Graduação em Psicologia. Graduação em Administração de Empresas. Mestre em Administração. Professor da Faculdade Anhanguera de Uberlândia.

Danielle Midori Morino

Graduação em Direito. Especialista em Direito e Tecnologia, Direito de Família e Sucessões, Direito Processual Civil e Ciências Criminais. Atua como professora no curso de graduação em Direito da Faculdade Anhanguera de Uberlândia. É  coordenadora acadêmica de cursos presenciais, a distância e pós-graduação na Faculdade Anhanguera de Uberlândia.

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Publicado

19/03/2025

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Artigos