A CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DO POLICIAL CIVIL NA MODALIDADE EaD

Autores

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como tem ocorrido o processo de capacitação na EaD da Acadepol-MG, sob a perspectiva das percepções que os policiais civis têm ao participarem de um curso nesta modalidade de educação na instituição. Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e do tipo descritiva. Quanto ao procedimento técnico, adotou-se um estudo de caso na Polícia Civil de Minas Gerais, com foco no curso de Metodologia, ofertado na plataforma EaD Acadepol-MG. Os resultados encontrados permitiram concluir ser evidente que a capacitação profissional na EaD é um recurso indispensável para a modernização e o aprimoramento das práticas policiais. Por conseguinte, a EaD gera atuação mais eficiente e eficaz no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.

 

Biografia do Autor

Danielle de Cássia Soares Santos, CEFET-MG

DANIELLE DE CÁSSIA SOARES SANTOS: Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Graduada em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduada em Perícia Forense Aplicada a Informática e MBA em Gestão da Inovação Corporativa. Investigadora de Polícia da Polícia Civil de Minas Gerais, Coordenadora Técnica da EaD PCMG e integrante do Corpo Docente e Equipe Didático-Pedagógica da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais. Membro da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), a qual integra o International Council for Open and Distance Education (ICDE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Grupo de Pesquisa AVACEFETMG.

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciência da Informação pela UFMG. Mestre em Tecnologia pelo CEFET-MG. Especialista em Neuropsicopedagogia e, em Controle de Processos. Engenheira eletricista pela PUC Minas. Professora Titular do CEFET-MG, lotada no departamento de Educação e no Mestrado em Educação Tecnológica.

Downloads

Publicado

17/05/2025

Edição

Seção

Artigos