A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL

Autores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral investigar a relação da extensão universitária com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a partir de produções acadêmicas. O foco é identificar se existe relação direta ou indireta dos textos com a Agenda 2030. Para isso, foram pesquisados textos, na base Scopus do portal da CAPES, minerando-se os artigos disponibilizados para acesso aberto, que abordaram em seus resumos termos como educação, projeto, extensão, sociedade e extensão universitária no período de 2015 a 2024. Cabe ressaltar, que a pesquisa possui aspectos exploratórios e descritivos, com uma abordagem qualitativa, se caracterizando como bibliográfica. Aplicou-se a metodologia de análise de conteúdo e os resultados do estudo confirmaram que é possível e necessário encontrar um diálogo articulado na elaboração dos projetos de extensão com o desenvolvimento local sustentável, concebendo a extensão como ferramenta propulsora efetiva de transformação da sociedade. Por fim, a pesquisa revelou que ainda há um grande caminho de transformação a ser superado, destacando a urgente necessidade de se criar ferramentas eficazes para monitorar e gerenciar estrategicamente as ações de extensão universitária em consonância com os ODS.

Biografia do Autor

SUZANA CARNEIRO DE OLIVEIRA, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET- RJ)

Técnica em Assuntos Educacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET-RJ. Cursando o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local (Doutorado) no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), Rio de Janeiro, RJ. Mestre em Sistemas de Gestão da Qualidade Total da Universidade Federal Fluminense (2014). Possui Especialização em Psicopedagogia (2017) e em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2010), graduação em Letras - Português Literaturas pela Universidade Federal Fluminense (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2008).

EDUARDO WINTER, Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Possui graduação em Química Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001), mestrado e doutorado em Química Analítica pela Universidade Estadual de Campinas (2003 e 2007). Atua na área de pesquisa relacionada com a Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento, com foco em Prospecção tecnológica, Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, relação Universidade Empresa e desenvolvimento local. Atualmente é coordenador de avaliação da área interdisciplinar da CAPES e professor permanente do Mestrado e Doutorado Profissionais em Propriedade Intelectual e Inovação / INPI e Mestrado e Doutorado Profissionais em Desenvolvimento Local / UNISUAM,

Downloads

Publicado

07/07/2025

Edição

Seção

Artigos