PROGRAMA JOVEM DE FUTURO E SEU IMPACTO NOS RESULTADOS DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS

Autores

  • Juliana Pena Teixeira Cardoso UNIUBE
  • Gustavo Araújo Batista

Resumo

PROGRAMA JOVEM DE FUTURO E SEU IMPACTO NOS RESULTADOS DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MINAS GERAIS

 

Juliana Pena Teixeira Cardoso1

Gustavo Araújo Batista 2

 

RESUMO: Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, com o objetivo de compreender os resultados da implementação do Programa Jovem de Futuro (PJF), iniciativa estabelecida por meio de parceria público-privada entre o Instituto Unibanco e a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais- SEE/MG, a fim de verificar se as metas traçadas pelo PJF- Circuito de Gestão foram realmente alcançadas. Para tanto, desdobraram-se outros dois objetivos específicos: pesquisar sobre a Política Educacional Jovem de Futuro-Circuito de Gestão e investigar os resultados obtidos por estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual pertencente à SEE-MG nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, em relação aos fatores nota e frequência. A metodologia utilizada neste estudo foi de natureza qualitativa e quantitativa, além da análise bibliográfica e da revisão documental. O aporte teórico utilizado foi embasado em autores como: Balduino (2016), Gentili (1996), Harvey (2008), Henriques, Carvalho e Barros (2020), Peroni (2006, 2012, 2014, 2015, 2016), Saviani (1999, 2007, 2020) e em documentos do Instituto Unibanco (IU). Ao final da análise, percebeu-se que houve uma melhoria nos índices internos da escola pesquisada em relação à taxa de aproveitamento nas disciplinas de língua portuguesa e matemática entre os estudantes de 3º ano no período de 2022 a 2023 e em relação ao percentual de frequência, contudo, os resultados externos da escola analisada mostram uma queda na proficiência dos mesmos estudantes nas avaliações do PROEB/ SIMAVE, o que denota uma divergência entre os resultados internos e externos do estabelecimento educacional analisado.



Palavras-chave: Programa Jovem de Futuro; Políticas Públicas Educacionais; Ensino Médio; Fundamentos da Educação.

1 Mestranda em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Contato: juliana.cardoso@educacao.mg.gov.br

2 Orientador. Pós- doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor em cursos de pós-graduação da UNIUBE e no Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP). Contato: mrgugaster@gmail.com

 

 

Downloads

Publicado

04/10/2024

Edição

Seção

Artigos