MODELAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE AGRONOMIA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada, cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando Modelagem na Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com estudantes de um Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais as contribuições do desenvolvimento de uma proposta de Trabalho de Projeto que inseriu Modelagem Matemática e TDIC para ensinar e aprender Cálculo Diferencial e Integral II no curso de Agronomia? Foi realizado um estudo de caso qualitativo com cinco estudantes do curso a partir do projeto sobre a cultura da cebolinha. Fez-se uso de dados experimentais realizados pelos estudantes para direcionar o ensino de alguns conteúdos da disciplina: ‘Máximos e Mínimos’ de Funções de duas variáveis reais e Método dos Multiplicadores de Lagrange. A pesquisa demonstrou que o projeto permitiu-lhes aprimorar conhecimentos sobre esses conteúdos e inteirar-se do processo requerido na pesquisa. As contribuições do Projeto para os estudantes envolveram questões relacionadas à produção de saberes e conhecimentos individuais e coletivos, à Modelagem Matemática, à Agronomia, às TDIC e aos processos interativos. Este Projeto teve potencial de instigar certo querer – saber – aprender e contribuiu à apropriação e ao aperfeiçoamento sobre a linguagem matemática, científica e tecnológica dos estudantes.