MODELAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE AGRONOMIA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada, cujos dados empíricos foram obtidos de uma experiência pedagógica usando Modelagem na Educação e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com estudantes de um Curso de Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia. Esse estudo foi norteado pela busca de resposta ao seguinte questionamento: quais as contribuições do desenvolvimento de uma proposta de Trabalho de Projeto que inseriu Modelagem Matemática e TDIC para ensinar e aprender Cálculo Diferencial e Integral II no curso de Agronomia? Foi realizado um estudo de caso qualitativo com cinco estudantes do curso a partir do projeto sobre a cultura da cebolinha. Fez-se uso de dados experimentais realizados pelos estudantes para direcionar o ensino de alguns conteúdos da disciplina: ‘Máximos e Mínimos’ de Funções de duas variáveis reais e Método dos Multiplicadores de Lagrange. A pesquisa demonstrou que o projeto permitiu-lhes aprimorar conhecimentos sobre esses conteúdos e inteirar-se do processo requerido na pesquisa. As contribuições do Projeto para os estudantes envolveram questões relacionadas à produção de saberes e conhecimentos individuais e coletivos, à Modelagem Matemática, à Agronomia, às TDIC e aos processos interativos. Este Projeto teve potencial de instigar certo querer – saber – aprender e contribuiu à apropriação e ao aperfeiçoamento sobre a linguagem matemática, científica e tecnológica dos estudantes.

Biografia do Autor

Giselle Moraes Resende Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de Educação em Ciências e Matemática (2019). Mestre em Matemática pela UFU (2012). Bacharel em Matemática pela (UFU) (2009) e Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (2011). Possui curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Passo 1 (2024), curso de extensão universitária em Relações Étnico-Raciais e Diversidade no Ambiente Escolar pela Faculdade Metropolitana (2024) e em Educação a Distância pelo Centro Educacional Sul Mineiro CESM (2016). Atualmente é coordenadora de Extensão do IME-UFU (2024-2026). Tem experiência na área de Matemática e de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, Modelagem Matemática, Formação de professores, Educação Superior, Docência universitária, Tecnologias Digitais no ensino, Educação Matemática Digital, Educação a Distância e Análise Funcional. 

Danilo Elias de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), onde também concluiu a Licenciatura em Matemática (2003) e o mestrado em Matemática Aplicada (2006). Em 2010, obteve o título de Doutor em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2010). E, desde 2012, é professor do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no campus de Monte Carmelo. No ano de 2015, realizou o estágio de pós-doutorado na University of Waterloo, no Canadá. Possui experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Otimização Linear e Otimização Combinatória, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos de pontos interiores e programação semidefinida.

Arlindo José de Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia

Realizou o curso de graduação de Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus São José do Rio Preto); mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Campus Rio Claro) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Campus Uberlândia). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital. 

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Publicado

02/11/2024

Edição

Seção

Artigos