O QUINTAL DA NOSSA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar como as interações estabelecidas no quintal da instituição de Educação Infantil entre criança e seus pares, crianças e adultos, crianças e espaços podem contribuir com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 a 6 anos de idade. A metodologia se caracterizou como uma pesquisa-ação com duas turmas de P4 e P5 (crianças entre 4 e 5 anos de idade) em uma instituição de educação infantil. Foram organizadas diferentes propostas no espaço externo da instituição, contemplando os eixos Interações e Brincadeira (Brasil, 2009). Os dados evidenciaram que o modo de organização do espaço, e os recursos disponibilizados possibilitaram a ampliação das experiências das crianças, em especial as interações vivenciadas entre elas, com os adultos e com o espaço. Evidencia-se a necessidade de desemparedar as crianças e reconhecer o quintal da escola como lugar potente para o processo de aprendizagem das crianças em idade pré-escolar.