O QUINTAL DA NOSSA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS DE IDADE

Autores

  • Regina Célia de Matos Paccola
  • Cassiana Magalhães

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar como as interações estabelecidas no quintal da instituição de Educação Infantil entre criança e seus pares, crianças e adultos, crianças e espaços podem contribuir com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 a 6 anos de idade. A metodologia se caracterizou como uma pesquisa-ação com duas turmas de P4 e P5 (crianças entre 4 e 5 anos de idade) em uma instituição de educação infantil. Foram organizadas diferentes propostas no espaço externo da instituição, contemplando os eixos Interações e Brincadeira (Brasil, 2009). Os dados evidenciaram que o modo de organização do espaço, e os recursos disponibilizados possibilitaram a ampliação das experiências das crianças, em especial as interações vivenciadas entre elas, com os adultos e com o espaço. Evidencia-se a necessidade de desemparedar as crianças e reconhecer o quintal da escola como lugar potente para o processo de aprendizagem das crianças em idade pré-escolar.

Downloads

Publicado

15/09/2024

Edição

Seção

Artigos