EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: MAPEAMENTO DE NOVOS CAMINHOS

Autores

  • VIVIANE DE SOUSA Unifucamp

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos destaca-se como importante campo de pesquisa no sistema educacional, tendo em vista o grande contingente da população que, por razões diversas, não pode ter acesso à escola formal na idade adequada para o ingresso no ensino regular. A metodologia utilizada parte de uma revisão bibliográfica e exploratória, dentro de uma abordagem eminentemente qualitativa com caráter aplicado, recorrendo à autores como Arbache, Arroyo, Fonseca, Franco, Freire, Guidelli, Kuenzer, Luckesi, Pinto, Sacristán, Silva e Vasconcelos. O levantamento do material utilizado ocorreu em bases online de pesquisas científicas na área de Educação e periódicos de renome e credibilidade na área. Justifica-se pela necessidade de compreender as práticas e metodologias de ensino na EJA, descreve a importância de adaptações para o seguimento de Jovens e Adultos no que diz respeito a conseguir desenvolver um ensino de qualidade de forma diferenciada, reparadora, equalizadora e qualificadora. Tem como objetivo principal discutir e apresentar reflexões voltadas às práticas e metodologias de ensino e aprendizagem na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA, como forma de impulsionar a aprendizagem dos alunos e minimizar a evasão escolar nesta modalidade de ensino. Com este estudo foi possível notar que, em partes, a EJA cumpre sua função educativa, mas ainda há muitos obstáculos a serem superados.

Downloads

Publicado

18/09/2024

Edição

Seção

Artigos