REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL COM SITUAÇÕES INTUITIVAS
Resumo
Este artigo analisa as reflexões geradas em discussões coletivas de um grupo de professores sobre o uso de situações-problema intuitivas para desenvolver o Raciocínio Proporcional (RP) em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi conduzida com sete professoras de uma escola particular na região metropolitana de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de registros escritos e gravações em vídeo das discussões, posteriormente transcritas para análise. Baseando-se em autores como Lamon, Serrazina e Zeichner, o estudo destaca a necessidade de os professores entenderem e refletirem sobre a exploração das habilidades intuitivas dos alunos em relação à proporcionalidade. As discussões coletivas e a análise de situações-problema permitiram que os professores desenvolvessem estratégias para trabalhar o RP de forma mais intuitiva, priorizando a compreensão conceitual em vez dos procedimentos formais. Observou-se uma mudança na perspectiva dos professores, que passaram a reconhecer a presença precoce do RP nos anos iniciais e a valorizar abordagens pedagógicas que promovam a reflexão e a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que o desenvolvimento da ideia de proporcionalidade de forma intuitiva pode ser uma ferramenta eficaz de ensino, sugerindo a necessidade de práticas pedagógicas que estimulem o pensamento relativo entre números desde os anos iniciais.