REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL COM SITUAÇÕES INTUITIVAS

Autores

Resumo

 

Este artigo analisa as reflexões geradas em discussões coletivas de um grupo de professores sobre o uso de situações-problema intuitivas para desenvolver o Raciocínio Proporcional (RP) em estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi conduzida com sete professoras de uma escola particular na região metropolitana de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de registros escritos e gravações em vídeo das discussões, posteriormente transcritas para análise. Baseando-se em autores como Lamon, Serrazina e Zeichner, o estudo destaca a necessidade de os professores entenderem e refletirem sobre a exploração das habilidades intuitivas dos alunos em relação à proporcionalidade. As discussões coletivas e a análise de situações-problema permitiram que os professores desenvolvessem estratégias para trabalhar o RP de forma mais intuitiva, priorizando a compreensão conceitual em vez dos procedimentos formais. Observou-se uma mudança na perspectiva dos professores, que passaram a reconhecer a presença precoce do RP nos anos iniciais e a valorizar abordagens pedagógicas que promovam a reflexão e a construção coletiva do conhecimento. Conclui-se que o desenvolvimento da ideia de proporcionalidade de forma intuitiva pode ser uma ferramenta eficaz de ensino, sugerindo a necessidade de práticas pedagógicas que estimulem o pensamento relativo entre números desde os anos iniciais.

Biografia do Autor

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Unopar

Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. De 2008 a 2022 foi professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo . Hoje é professora do Programa de Pós graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Unopar. Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores.

Helena do Carmo Borba Martins, Colegio Adventista da Liberdade

Mestre em Educação Matemática e professora do Colégio Adventista da Liberdade

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Publicado

15/09/2024

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Artigos