PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA: possibilidades para o desenvolvimento profissional docente
Resumo
Neste ensaio é apresentada uma análise da metodologia qualitativa empregada nas pesquisas em Educação, e particularmente, em Educação Matemática, a partir de perspectivas voltadas à investigação em Formação de Professores, Trabalho e Desenvolvimento Profissional Docente. O aporte teórico que subjaz este artigo é norteado pelas investigações de Marli André, Bernadete Gatti, Dalila Andrade, Lee Shulman, João Pedro da Ponte e Carlos Marcelo Garcia com o intuito de compreender a intencionalidade das matrizes educativas que permeiam o tema na intrincada interação sujeito/objeto. A partir de uma revisão bibliográfica de natureza qualitativa, é analisada a articulação entre as linhas de investigação: formação de professores, trabalho e desenvolvimento profissional docente, por configurarem em processos que se entrelaçam na trajetória de profissionalização docente que é concebida como um meio de construção da identidade de professoras e professores. O desenvolvimento profissional considera não apenas o aspecto intelectual, mas também as diferentes formas e linguagens pelas quais os sujeitos aprendem e constroem suas identidades, seus modos de ser e estar no mundo, no contato com outras pessoas, com o meio ambiente e com a sociedade. Nossa proposta é dar ênfase a abordagem qualitativa nas pesquisas em função dos usos frequentes, cientes de que o espectro das suas técnicas é amplo devido a capacidade de agregar conhecimentos e sentidos aos fenômenos estudados. O debate instituído incita os pesquisadores, particularmente os da área de Educação Matemática, para enfrentarem os desafios estabelecidos pelas novas condições educacionais vividas na sociedade contemporânea.