A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: DESVELANDO AS PRODUÇÕES TEÓRICAS ACADÊMICAS

Autores

  • Andreia Alice Rodrigues da Costa Instituto Federal de São Paulo - IFSP
  • Fernanda Miranda da Cruz Unifesp

Resumo

O artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura acerca da escolarização de estudantes autistas na Educação Básica e Profissional em Institutos Federais, investigando teses e dissertações do Catálogo CAPES. Foram selecionadas 21 produções de um total de 82, sem limitação de ano de publicação. A discussão da literatura foi organizada em duas etapas, destacando dimensões relativas à escolarização de estudantes autistas na Educação Básica, tais como: a) Fortalecimento do entendimento, por parte da família e da escola, sobre a importância dos primeiros anos da educação básica de estudantes autistas, b) Fortalecimento do entendimento, por parte dos profissionais da educação, para a promoção da cultura da inclusão, e de processos sociais de interação e comunicação, c) Fortalecimento do trabalho colaborativo envolvendo gestores, corpo docente, professores especialistas e os estudantes, d) Fortalecimento do entendimento, por parte da política de formação de professores e dos próprios docentes, sobre a importância da formação continuada específica para o trabalho com estudantes autistas. Relativas à Educação Profissional as discussões permitem identificar duas dimensões principais: a) Fortalecimento do entendimento institucional na promoção de ações que minimizem barreiras à inclusão, b) Fortalecimento da institucionalização da política de capacitação e formação específica dos profissionais da educação para o trabalho com estudantes autistas. A discussão promovida coloca em destaque fatores que influenciam, favorecem e dificultam a escolarização desse público, contribuindo para ações educacionais que superem barreiras atitudinais, ambientais e pedagógicas.

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Publicado

22/09/2024

Edição

Seção

Artigos