O cotidiano do trabalho e a profissionalização do docente
Resumo
Resumo:Para abordamos o assunto “cotidiano do trabalho docente e e a profissionalização do docente”, consideramos pertinente antes destacar de forma rápida alguns pontos como o trabalho, o significado do trabalho docente, a compreensão da finalidade da escola, além de outros aspectos, segundo a visão de alguns autores.
Para Marx o trabalho impõe-se ao homem como simples meio de existência. Para esse autor o homem se torna homem através das relações sociais, inclusive na realização de suas atividades de trabalho, além de considerar que o mesmo aprende no e para o trabalho.
Consideramos que o significado do trabalho docente não está dissociado da finalidade dessa atividade fixada pela sociedade.
No caso dos professores, o significado de seu trabalho é formado pela finalidade da ação de ensinar, isto é, pelo seu objetivo e pelo conteúdo concreto efetivado através das operações realizadas conscientemente pelo professor, considerando as condições reais e objetivas na condução do processo de apropriação do conhecimento pelo aluno (BASSO, 1998, p. 5).
Na atual organização em ciclos, com base na aprendizagem contínua, são nítidas as dificuldades para mudar o encadeamento dos procedimentos seriados. As reações às mudanças apontam para sua falta de sintonia com a prática, causando estranhamento e rejeição dos professores. Se o foco das intervenções é a aprendizagem, procura-se evitar a fragmentação nesse processo. As consequências previsíveis sobre o ensino, ou seja, sobre a atuação e a formação do professor.