CRITÉRIO DO NOTÓRIO SABER NA SELEÇÃO DE PROFESSORES EM MINAS GERAIS: UMA ANÁLISE DE TRANSPARÊNCIA E MÉRITO
Resumo
Esta pesquisa abordou o critério do notório saber para o ingresso de professores de educação básica na rede estadual de ensino de Minas Gerais, com foco na análise de seus limites e perspectivas para a melhoria da oferta de educação profissional. Os resultados revelaram que a falta de critérios claros para a aplicação desse conceito pode gerar subjetividade nos processos seletivos. No entanto, a definição de diretrizes objetivas e transparentes pode contribuir para uma seleção de servidores mais qualificados. As hipóteses primárias foram confirmadas, demonstrando a importância de critérios claros e da transparência no processo seletivo. As premissas secundárias, relativas à meritocracia e à participação da sociedade na fiscalização, também foram validadas. A metodologia de revisão sistemática da literatura, combinada com a análise de casos práticos, mostrou-se eficaz na resposta ao problema investigado. A pesquisa destacou a relevância de garantir qualidade e transparência na seleção de servidores públicos para a eficiência da administração pública.